domingo, 31 de maio de 2009

Os espanhóis estão chegando

Ano passado foi ensaiado festival gastronômico no Centro de Arte Contemporânea Inhotim (Brumadinho, MG) com chefs espanhóis, mas por motivo que não me lembro, foi adiado. Agora o evento parece que vai mesmo acontecer: a comitiva desembarcará logo mais por aqui para comandar festivais nos dias 19, 20, 26 e 27 de junho, no Inhotim, e dias 22, 23 e 24 do mesmo mês, na Universidade Estácio de Sá, em Belo Horizonte. Quem vem:

- Jordi Juncà (Ca l'Enric)
- André de Melo (Sibaris Catering)
- Paco Pérez (Miramar)
- Joan Borràs (Hostal Sant Salvador)
- Xavier Franco (Saüc)

André de Melo é o único "intruso" na comitiva. Mineiro, ele é o coordenador gastronômico do projeto Sabor e Saber, pelo qual vieram os chefs catalães que cozinharam no Festival de Gastronomia de Tiradentes de 2007 e virão mês que vem os espanhóis acima.

Uma curiosidade: o chef Joan Borràs abriu mão ano passado da estrela que o Guia Michelin lhe concedeu em 2006. Tomou a decisão depois de retirar com sucesso um tumor do cérebro. Mudou-se de Badalona para Garrotxa, região conhecida pelo turismo rural, em busca de qualidade de vida, mas logo se viu atolado praticamente o dia inteiro na cozinha do Hostal Sant Salvador. Hoje, cozinha para apenas uma mesa! Ele conta os detalhes numa entrevista que concedeu ao jornal espanhol El Peródico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário