terça-feira, 12 de maio de 2009

Rei do risoto inaugura restaurante em Ouro Preto

A mais nova encarnação do restaurante do hotel Solar do Rosário, em Ouro Preto, será apresentada oficialmente nessa sexta, dia 15. Rebatizada de Senhora do Rosário, a casa contou com consultoria dos chefs Luciano Boseggia e Denise Campanharo, que reformularam o cardápio deixando-o sintonizado com referências italianas e das regiões norte e nordeste do Brasil. Mostra do trabalho da dupla poderá ser conferida nos jantares que farão hoje e amanhã, às 20h, no local. Serão cinco serviços (R$ 135, individual, harmonizado com vinhos), incluindo pratos como ravióli de pato com tucupi, risoto de taioba e risoto de brie com aspargos frescos.

Os dois risotos não estão no cardápio por acaso: Luciano, que é italiano, é conhecido como o "Rei do risoto". Seu livro sobre o assunto, Il Riso in tasca (DBA), está esgotado há tempos - comenta-se que vem por aí uma oitava edição. Sua experiência profissional mais conhecida foi como chef no Fasano, em São Paulo, onde atuou por 14 anos. Depois de lá, esteve em outros restaurantes, deu aulas, estrelou festivais, prestou consultorias e, em 2003, abriu sua própria casa, a Osteria Don Boseggia, também em São Paulo.

De uns tempos para cá, virou figurinha fácil em Belo Horizonte (seria uma namorada o motivo?). Inclusive, foi ele o responsável pela reformulação do cardápio do velho Chez Bastião, reaberto no ano passado. Segundo me contou a própria chef Denise, Luciano está trabalhando na cozinha do restaurante há quase um ano, mas não ficará diariamente por lá. Fará apenas manutenções ocasionais (cerca de duas vezes por mês, a princípio), como consultor. A chef executiva será Denise, que também não garante permanência prolongada por lá: "Não sei quanto tempo vou ficar em Ouro Preto, pois não paro em lugar nenhum. Penso em ficar um ano aqui".

Ela sabe como o acesso a produtos é restrito numa cidade como Ouro Preto, mas assegura não ter medo de desafios. Tomara mesmo! A chef se mostrou disposta a arregaçar as mangas e desembaraçar o que for preciso, como contatos com fornecedores de longe, buscar mercadorias no próprio carro e tal. Denise tem 31 anos e é paranaense. Morou em diversas regiões brasileiras (daí o gancho das influências do norte e nordeste no novo cardápio), foi dona do restaurante Dom Brito (Belém) e conheceu Boseggia em Salvador, onde trabalhou no restaurante do hotel Zank até ser chamada por ele para o trabalho em Ouro Preto, há cerca de três meses.

Vamos ver no que vai dar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário