sexta-feira, 29 de maio de 2009

Berinjelas, favas e medalhões...

Hoje é dia de feira na rua Bernardo Guimarães, quarteirão entre as ruas Piauí e Ceará. Pertinho do jornal, no Funcionários. Poucas barracas, mas tudo com cara boa. Frutas quase emitindo luzes, de tão coloridas. Peixes. Biscoitos para provar à vontade. Verduras. Berinjelas e abobrinhas lindas, pequenas e firmes, do jeito que eu gosto. Uma loucura. Pensei em ratatouille, receita deliciosa que não canso de fazer em casa. Quando bati os olhos nas berinjelas, novinhas, pensei em babaghannouj - já está quase na hora de repor meu estoque doméstico dessa maravilhosa pasta libanesa. A propósito, qualquer dia desses posto aqui a receita que faço há alguns anos, aprendida no lindo livro Líbano: impressões e culinária, da Leila Youssef Kuczynski, chef do restaurante Arabia (SP). Outro dia, colegas comentaram de pratos com favas e eu me lembrei do quanto gosto de comê-las. Olha a coincidência: a primeira coisa que vi quando me aproximei da feira foram dois sacos de favas. Avancei, mas já haviam sido vendidos... De toda forma, deixei meu quilo de favas encomendado para a próxima sexta. Custa R$ 8 e é trazido do Ceasa. Quem quiser conferir, deve procurar a banca do Charles. Com as favas na mão, quero consultar meu livro de cozinha mediterrânea para escolher uma boa receitas de favas para fazer em casa. Penso com cordeiro. Bom, no final das contas, saí de lá com um saquinho de medalhões (aqueles biscoitos enrolados e cortados como moedas), que como desde a mais tenra infância.

2 comentários:

  1. Girão, você almoça na rua quando está no jornal?

    E acostuma comer mais em um lugar ou alterna?

    Conta pra gente aí onde é bom almoçar nessa região.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Sim, almoço. E cada dia num horário diferente. Pode ser 11h15, pode ser 16h40... Com isso, o cardápio acaba variando bastante. Cada dia como num lugar, para tentar minimizar a sensação de tédio. Um dos lugares que mais gosto é o árabe-variado Sbuni (meu sangue não nega...), na avenida Getúlio Vargas quase esquina com Afonso Pena. Percebo capricho na comida de lá. Além disso, o ambiente é sossegado, o que me agrada muito.
    Abraço

    ResponderExcluir