quarta-feira, 6 de maio de 2009

Boas lembranças no Vecchio Sogno

Hoje também estive no restaurante Vecchio Sogno, na hora do almoço, para conhecer (com atraso) o Prato da Boa Lembrança da casa: codorna ao molho de jabuticaba com sagu e nhoque com parmesão sobre tirinhas de folha de mostarda. A ave estava saborosa, tenra e apresentada de maneira fácil de comer, desde que se aceite (como eu fiz) segurar a ponta dos ossinhos com as mãos. Não entendo porque as pessoas têm vergonha de usar os dedos para comer fora de casa. Fica mais fácil e, psicologicamente, mais gostoso. Inclusive, quando é esse o caso, lavandas costumam ser colocadas sobre a mesa justamente para auxiliar na limpeza das mãos.

Até que um chef muito talentoso me prove o contrário, continuarei firme na certeza de que o sagu pode até ser um elemento útil do ponto de vista visual e de textura, mas pouco ou nada acrescenta a um prato em termos de sabor. De toda forma, compreendo perfeitamente quem opta por usá-lo. Se bem que, no caso desse prato, avalio como dispensável sua presença no bom molho de jabuticaba distribuído sob as codornas. Não vejo marasmo na apresentação do prato que justifique o emprego do sagu.

Debaixo do saboroso e bem feito nhoque, a ideia era que estivessem folhas da verdura conhecida como maria gondó. Mas a falta de constância no seu fornecimento obrigou a cozinha a substituí-la por mostarda. Sábia decisão, que rima com um dos preceitos da casa, o de incluir no cardápio ingredientes populares na mesa mineira do cotidiano. Talvez espinafre tivesse ficado mais harmônico e clássico, mas ousadia é sempre bem vinda.

Em breve
O próximo Prato da Boa Lembrança do restaurante será o seguinte: nhoque ao molho de açafrão com salmão marinado e camarões, acompanhado por confit de batata doce. Excepcionalmente desta vez, cada restaurante poderá escolher o artista que quiser para criar o desenho do prato decorativo que cada pessoa ganha ao comer a sugestão da Boa Lembrança. O chef da casa, Ivo Faria, confiou a tarefa a Jorge dos Anjos, que tem alguns de seus trabalhos expostos no salão do restaurante. O prato ficará pronto em julho. Espero que quebre a falta de imaginação característica dos últimos desenhos que vi por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário