sábado, 20 de março de 2010

Portugal - Jantar com Luis Baena



Acharam que eu tinha me esquecido, né? Pois não me esqueci de dar prosseguimento ao relato da minha viagem a Portugal e retomarei agora os trabalhos com este post. Para os que chegaram ao blog depois de julho (data do último post a respeito): em junho do ano passado viajei a convite da TAP para a "terrinha". O objetivo era conhecer o Prato da Boa Lembrança lançado pela companhia na época, oferecido na classe executiva em vôos entre Lisboa, Brasil e Angola. Fiquei por lá três dias: visitei Lisboa, cidades do Alentejo e o catering da TAP no aeroporto da capital portuguesa. Quem quiser conferir as postagens anteriores sobre a viagem, pode fazê-lo clicando neste link, neste outro aqui, este também, neste aqui ainda e, por fim, neste último. Estou seguindo a ordem cronológica e o post atual descreverá a última atividade do primeiro dia, um jantar com o chef Luis Baena no restaurante lisboeta Terraço, localizado no último andar do extremamente confortável Hotel Tivoli, onde fiquei hospedado. Eis o Luis:


O jantar que nos ofereceu no Terraço foi marcado por suas criações bem humoradas, como o Mc Silva...


... espécie de Big Mac à moda lusa, feito com bacalhau:


Outra receita de sua lavra é o cachorro quente...


... cuja salsicha é feita com camarão e colocada sobre pão em forma de biscoito canino!

Mas nem só de brincadeira foi feito o jantar, é claro. Um dos sabores memoráveis da noite estava nessa xícara de café...


... preenchida com shot de navalheira (espécie de caranguejo típico) e coberta com uma carapaça de ouriço. Sabor intenso e bem definido. O chef acertou em cheio. Também despertou curiosidade a seleção de aperitivos desidratados (sobretudo frutas), servidos numa vasilha muito bem bolada para este fim:


Reparem que os aperitivos estão presos entre as voltas de uma mola que fica no fundo da vasilha! Outros pontos altos foram o potente "sushi" de presunto cru de Barrancos com queijo Ilha de Jorge e uma deliciosa terrina de foie gras com vinho do porto. Mas desses dois últimos, inexplicavelmente, não tirei foto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário