segunda-feira, 8 de março de 2010

Cozinha peruana em BH - curta temporada!

Depois de 16 dias "intensos" no Peru, o chef carioca Vladimir Wingler (ex-Atlantico e ex-Urbano Santiago) volta a cena no comando de festival gastronômico no bar de vinhos Outono 81 (Rua Outono, 81, Carmo, 31 3227-3009), celebrando as maravilhas que provou no país, meca da cozinha novoandina. Será nos dias 18, 19 e 20 deste mês. O menu degustação custa R$ 150, incluindo água e cinco taças de vinho harmonizadas pela dona da casa, Dulce Ribeiro. Eis o prato a prato:

Papas rellenas
Dois bolinhos de batata recheados: um com moela, cebola e coentro; outro com cordeiro levemente picante, arroz e ervilhas.

Solterito arequipeño
Saladinha de camarão, abacate, queijo fresco de ovelha, cebola, favas verdes, azeitonas pretas e azeite.

Sopa criolla
Sopa peruana ao leite, com de carne de boi, cebola, tomate, ovos, massa tipo cabelo de anjo, páprica, ervas frescas e uma fatia de pão fresco.

Trio de Huanchaco
Ceviche tradicional, ceviche de lagostim e polvo ao molho de azeitona.

Duo de aves
Pato con cilantro (pato guisado com cebola e coentro e arroz de frutas) e ají de gallina (Creme de galinha ao leite, páprica e ervas, servido com batata, ovo cozido e cebola).

Duo das cordilheiras
Seco de cabrito (cabrito assado ao purê de cebola, coentro e pimentas, acompanhado por banana e mandioca frita) e carapulca limeña de cerdo (guisado de porco com bacon, abacaxi, cravo e vinho tinto fortificado).

Sobremesas
Arroz con leche e suspiro limeño.

2 comentários:

  1. Parabéns por divulgar a comida peruana, que é excelente.
    Pena que não fiquei sabendo a tempo. Quando haverá outro festival???

    ResponderExcluir
  2. Anônimo,

    não estou sabendo de outros eventos desse tipo aqui em BH, mas ontem (20/09/2010) foi inaugurado lá na Praça Alaska (Sion) um restaurante peruano chamado Inka. Acho que vale a pena dar uma passada lá para conferir, afinal, é o único dessa especialidade por aqui.

    Abraços.

    ResponderExcluir