domingo, 28 de março de 2010

O prazer que vem de longe, tão perto

Eu sei que essa foto é horrorosa,


mas vale a pena postá-la aqui, pois registra um dos pratos de sabor mais peculiar que já provei. Está no cardápio paralelo do restaurante Amigo do Rei (Rua Quintiliano Silva, 118, Santo Antônio), único especializado em comida iraniana no Brasil, e chama-se halim badenjan. Trata-se de lentilhas, paleta de cordeiro e berinjela piladas juntas até que a mistura se reduza a uma espécie de pasta com sabor único, complexo e intrigante, encimada por kashq, um curioso derivado lácteo de sabor ácido, utilizado desde a antiguidade no Irã, quando ainda a região ainda era conhecida como Pérsia. Para quem não conhece o a cozinha iraniana e o restaurante, recomendo fortemente.

Há vários outros pratos que merecerem ser experimentados lá. A sopa de romã (outra receita de sabor extremamente peculiar), as esferas de carne ao molho de romã e nozes, a torta de arroz com açafrão e zereshk, as tâmaras recheadas com nozes e envolvidas em molho sólido, as berinjelinhas recheadas e cobertas com kashq, o refrigerante crocante... Se você mora em BH e ainda não foi lá, não sabe o que está perdendo; se não mora aqui e estiver de passagem, não pense apenas em conhecer a deliciosa comida mineira. Parafraseando o conceito do guia Michelin, o Amigo do Rei vale o desvio da rota. E não é só a excelente comida da iraniana Nasrin Haddad: é o atendimento único do marido dela, o artista plástico Claudio Battaglia, a trilha sonora (música tradicional iraniana, bem baixinho), o clima, as curiosidades que se aprende lá. É realmente uma experiência.

Acho que já falei de lá aqui no blog antes, mas é que recebi um e-mail do Claudio me contando as seguintes novidades para essa próxima terça, dia 30 de março:

1) Traga seu vinho. Não será cobrada a rolha, nem o uso de taças. Não servimos branco ou espumante. Nestas terças, nossa adega habitual se resumirá aos seguintes vinhos: um pinot noir da Nova Zelândia, um Clos des Papes da França e um syrah reserva do Chile.

2) Seguindo a promoção de apresentar pratos muito especiais nas Noites de Pasárgada, nesta terça-feira, dia 30 de março, será a vez do "Obgusht", um ícone da culinária persa: há restaurantes no Irã especializados em servir exclusivamente este prato. Consiste em paleta de cordeiro, batata, grão-de-bico, tomate, feijão branco, limu amani e uma combinação feliz de especiarias. O cozido que resulta é levemente macerado para separar o caldo do cozimento, que é servido à parte. O Obgusht vem acompanhado por pão folha. A visita a um desses restaurantes no Irã a que nos referimos acima é uma experiência inesquecível que está sendo colocada ao seu alcance, pela primeira vez, no Amigo do Rei. O limu amani é um pequeno limão aromático desidratado, tradicional na culinária persa, cujo poder se conserva quase indefinidamente. A casca, muito fina e aromática, também é comestível, devendo ser partida em pequenos pedaços. A palavra limão deriva do persa limu, como nos ensina o Aurélio. Para transmitir seu aroma e sabor à receita, o limu amani é acrescentado ao cozimento, prática que remonta à alta antiguidade.
3) Promoção: nas terças-feiras selecionaremos um dos pratos do nosso cardápio fixo e reduziremos seu preço em 30%. Poderá ser comandado apenas um para uma mesa de 2 ou 3 pessoas; dois para uma mesa de 4 ou 5 pessoas; e três para uma mesa de 6 pessoas. Nas terças-feiras as reservas podem ser feitas para mesas de até 6 comensais.

4) A trilha sonora da musica ambiental nas terças-feiras, além da música tradicional do Irã, vai mostrar também música popular iraniana. E numa homenagem a dois artistas brasileiros de primeira linha, amigos nossos, a trilha vai incluir um trabalho da Fernanda Takai e um de Egberto Gismonti. Comparecerá, também, uma gravação antiga de Manuel Bandeira dizendo o Vou-me embora pra Pasárgada. O texto estará disponível para quem quiser levar.

5) É oferecida uma receita de um prato ou a receita de uma técnica da cozinha iraniana depois de todos terem sido servidos. Não é um curso, mas uma apresentação verbal ou por escrito para você levar para casa.

Então, se você ainda não conhece esse lugar tão especial, se há muito deseja conhecê-lo ou se faz muito tempo em que esteve lá, aí está uma boa oportunidade. Vale MUITO a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário