segunda-feira, 1 de março de 2010

Barbada da semana


Há dois ou três anos ganhei uma garrafa do tinto português Crasto 2006, que provei e aprovei. Proveniente do Douro, é feito com as uvas tinta roriz, tinta barroca, touriga franca e touriga nacional. Um vinho bem fácil de beber, mas nem por isso menos interessante. Redondo e macio. Passei, então, a ficar de olho nele nas gôndolas. Descobri que custa, em média, R$ 50. Ano passado, o supermercado Super Nosso colocou esse rótulo em promoção: era algo do tipo "na compra de três garrafas, a terceira sai por 1/3 do preço". Realmente imperdível. O "problema" é que eu estava de passagem marcada para Portugal e, por isso, pensei que lá poderia ter chance de comprar vinhos iguais ou superiores por preços melhores. Voltei com bons vinhos na mala, mas todos brancos. E perdi a bendita promoção. Passaram-se meses... e eu sempre de olho no danado, que não descia dos R$ 48 ou R$ 49 nem por reza brava. Então, eis que semana passava eu passava pela seção de frutas do mesmo supermercado (unidade Lourdes) quando de repente me deparo com uma ilhota de garrafas de Crasto a R$ 39,90 (cada)! Agarrei a minha e fui me informar com o responsável pela (reformada) seção de vinhos a respeito da duração daquela promoção. Sem aparentar muita confiança no que dizia, ele me respondeu que até o início deste mês.
Ah, e por falar em vinho, fiz uma segunda visita a Enoteca Decanter e levei mais um rótulo para casa. A promoção de brancos da loja continua, ainda que com menos rótulos. Desta vez foi outro português: o branco Plansel Selecta, elaborado com as uvas arinto, antão vaz e verdelho, no Alentejo. Tem a assinatura de dois enólogos, um deles é o competente Paulo Laureano. Experimentei ontem e, se a outra garrafa que deixei na loja ainda estiver lá, é minha! Afinal, está saindo por R$ 20!

2 comentários:

  1. Prezado Eduardo,
    Muito boa essa enobarbada.
    Certa vez, descobri lá um lusitano.
    Exatamente na mesma loja que disse.
    Era um Bacalhoa(5ª)encalhado por 60%.
    Corajoso, eu levei 2, mas só bebi 1.
    O outro, infelizmente, foi para o santo.
    Acho que ele não gostou do VINAgre(perdão!)
    Resumo: torno-me enochato em supermercados.
    Chamo logo o responsável e falo da promoção.
    Provoco o funcionário até ouvir dele:
    "Se tiver ruim, trocamos para o Senhor"
    Daí, vou para casa de olho no pós-venda.
    Melhor prevenir que tomar remédio...
    ... ou, no meu caso, vinagre...rs
    Cordial abraço,
    MARCELO BRANDÃO

    ResponderExcluir
  2. Marcelo,

    você não é o primeiro que vejo criar resistência a compra de vinhos em supermercados. As más línguas dão conta de que as garrafas são muito maltratadas até chegar às gôndolas deles. No meu caso, até hoje não tenho do que reclamar em relação a isso. O melhor a fazer é, sempre que descobrir "vinagre" em casa, voltar ao supermercado para reclamar e exigir troca do produto. Penso que esta é uma ação útil para reeducar os supermercados com maus hábitos. No tocante ao preço, descontões gordos realmente são alvo de desconfiança, mas não creio que seja o caso desse Crasto 2006. Apesar de 20% ser um bom desconto, está longe de parecer caridade, afinal de contas.

    Quando abrir minha garrafa, dou notícia aqui nesse post.

    Abraços.

    ResponderExcluir