terça-feira, 13 de abril de 2010

Tapioca, a missão

Outro dia vieram me falar sobre uma nova casa em BH, especializada em tapioca. Fucei na internet e descobri que se trata do Rei da Tapioca, loja situada na Rua Sergipe, 1.437, naquele último quarteirão, na Savassi. Aí, ontem, outra pessoa me disse que a casa já foi fechada! Já?! Isso procede mesmo? Nem deu tempo de conferir! Então, pergunto: onde comer tapioca em BH?

Minha última tapioca foi em janeiro do ano passado, no Pará. Tapiocas com geleia de cupuaçu, com queijo de búfala ou só na manteiga... Delícia! Com aquela típica empolgação de turista, eu e minha mulher (que se tornou fã de tapioca) trouxemos para casa aquela frigideirinha de alumínio para prepará-la e um sacão de goma, que rapidinho ficou imprestável. Então, faço uma segunda pergunta: onde comprar a bendita goma em BH?

23 comentários:

  1. Ei Girão!
    Há algumas semanas, me peguei com a mesma dúvida gritando na cabeça: onde eu acho a bendita goma pra fazer tapioca? No supermercado, há o polvilho mais grossinho, vendido com o rótulo de "tapioca", mas é seco que só ele, polvilhão mesmo. Então resolvi pesquisar e descobri maneiras de se fazer a goma. Pra nós mineiros, que não a vemos dando sopa por aí, é um achado! Achei duas receitas boas: 1)Numa vasilha com tampa, coloque polvilho doce e acrescente água até 1 dedo acima. Faça isso à noite e deixe hidratar até o outro dia. No outro dia, remova o excesso de água e esprema a massa que sobrou num pano fino. Pronto, aí está a "goma de mandioca".
    2)A outra receita pra goma é da adorável Neide Rigo, do Come-se http://come-se.blogspot.com/2007/12/da-mandioca-tapioca-e-ao-polvilho.html
    Boa tapioca pra todos!
    Abraços,
    Mari

    ResponderExcluir
  2. Girão, você viu o Larica Total com o Claude Troisgros? Impagável!!! http://canalbrasil.globo.com/index.php?idvideo=6389. Abs.

    ResponderExcluir
  3. Oi Girão, além da receita 1 da Mari, que muitas vezes uso no Hermengarda, pode-se encontrar goma de tapioca em BH no PC Farinhas, no Mercado Central.
    Abraço,
    Guilherme Melo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei a goma no PC Farinhas, tem que hidratá-la??

      Excluir
  4. Tapioca boa é de Montes Claros.......hehehehehe. Não precisa deixar de molho de um dia para outro. Somente umidecer e ir colocando em fogo baixíssimo na frigideira, peneirando para completar o espaço. Comer só com manteiga, é um manjar. Pela manhã (no café) ou qualquer hora. Êita...Saad encomendou o halawa para junho. Vou dar jeito de mandar antes da gastronomia.
    Abração
    Luciene Martins Rêgo

    ResponderExcluir
  5. Mari,

    muito obrigado pelas preciosas dicas! Você leu o comentário do Guilherme, chef do restaurante Hermengarda, pouco abaixo do seu? Muito útil também.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Ótima dica, Guilherme! Muito obrigado! Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Clara,

    ainda não vi, acredita? Estou muito curioso para ver! Muitos já me disseram que morreram de rir! Vou dar um jeito de ver logo.
    Obrigado pelo link.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Mande notícias do nosso amado halawa então, Luciene! Muito obrigado! E obrigado pelas dicas de tapioca aqui!

    Abraços para você e Saad.

    ResponderExcluir
  9. Caro Eduardo,
    Realmente ficou um vácuo em BH.
    Após o óbito do Rei da Tapioca.
    Não temos aqui uma tapiocaria?
    (Dá-lhe Belém no quesito, snif.)
    Torço para redescobrirem o nicho.
    Principalmente essas casas afins.
    Como a GRACILIANO e seu BREAKFAST.
    Seria uma ótima opção para servir.
    Forte abraço,
    MARCELO BRANDÃO

    ResponderExcluir
  10. Marcelo,

    o Rei da Tapioca realmente "morreu"? Ainda não consegui confirmar isso. Penso que, para o Graciliano, a tapioca seria um diferencial bacana, ainda se conciliada a geleias e outras receitas preparadas na casa. Até mesmo para lanche da tarde.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Deu uma vontade de comer tapioca hoje!

    E agora?

    ; )

    ResponderExcluir
  12. Guilherme,

    minha mulher me disse ter tido a impressão de ter visto uma carrocinha de tapioca no Barro Preto. Vou procurar saber para você.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Olá Girão!
    Vendo os comentários no seu Blog sobre a matéria "TAPIOCA - A MISSÃO" e também como um apreciador e consumidor quase que diário desta deliciosa e saudável iguaria, venho informar-lhes que esta "MISSÃO" é perfeitamente possível, pois o REI DA TAPIOCA aquí em BH,está mais vivo e atuante do que nunca. Num local agradável e com atendimento diferenciado,pode-se saborear a LEGÍTIMA TAPIOCA feita com a goma especial da mandioca, pois oferece no cardápio vários sabores de TAPIOCAS SALGADAS E DOCES além de outros produtos.
    Para a nossa felicidade, O REI DA TAPIOCA continua no mesmo local em BH na Savassi - Rua Sergipe nº1437(último quarteirão)tel: 25126553

    ResponderExcluir
  14. Oi, Cesar.

    Pois é, fiquei sabendo hoje que a loja continua aberta, ou melhor, que nunca fechou. Inclusive, postei hoje sobre isso. Veja lá. Obrigado mesmo assim.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Girão, vale a pena conferir a tapioca de lá. É uma delícia e as proprietárias são muito simpáticas. Além de saborear esta gostosura no local, você também pode levar os disquinhos prontos para saborear em casa. Eu mesma já comprei e virou meu café da manhã aos domingos. Muuuuito bom mesmo.
    Ahh, vale deixar registrado que lá funciona até mais tarde, pois fui às 20h.

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigado pelas dicas, Rúbia! A sugestão do café da manhã dominical com tapioca é ótima! Vou fazer isso qualquer dia desses!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. meu caro tambem sou fã de tapioca, e vc vai encontrar essa maravilha aos montes ,em uma empresa de hortifruti ,chamada oba hortifruti aqui em bh , varios endereços, entre no site grupo oba .com.br selecione bh e veja os endereços.abraco landes amaral

    ResponderExcluir
  18. Apesar de ser de 2010 sua postagem, se ainda quiser comer uma ótima tapioca, vai no trailler Três irmãos, na Augusto de Lima, próximo ao forum Lafayette.
    É um sucesso a tapioca deles, já até foram entrevistados pela rede globo.
    Lá não tem instalações, é na rua mesmo que vc come ou leva para casa.
    Tem tapioca doce e salgada.
    Os preços variam de 2,00 a 7,00.
    Como sou advogada e sempre vou ao forum tenho que me segurar muuuuito para não comer tapioca todo dia!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde, as vezes eu ainda me espanto com estas receitas malucas de fazer Goma de tapioca, Gente olha só a única forma de se fazer goma de tapioca é Moendo a mandioca coando e deixando o caldo assentar, quando o caldo assenta eis a goma,não existe nem nunca vai existir outra forma, Polvilho não é Goma de tapioca pois é desidratado e fermentado para virar polvilho, tanto que seu nome é Polvilho e não goma. Desculpem o desabafo mais é que como uma boa nordestina que sou às vezes fico irritada com as deformações que fazem com nossa comida, é como se eu pegasse a massa do pão de queijo de Minas e fritasse em vez de assar e ainda chamar de pão de queijo, vocês entende, rsrsrs.

    Ah! Quando vocês Quiserem comer uma boa e tradicional tapioca Nordestina, Sugiro que vão ao "Pedaço da Bahia" aqui em BH, a goma deles é original e importada de Sergipe eles servem a melhor tapioca de Minas, com sabores originais do nordeste. bjs

    Ai esta o link do Pedaço da Bahia, eles tinha um estande lá no Mineirinho mais agora não sei onde estão.


    http://mg.quebarato.com.br/belo-horizonte/tapioca-recheada-em-bh-tradicao-desde-1980__331826.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rose! Você descreveu o processo artesanal de se obter a goma. Depois basta secar a goma e se tem polvilho doce. Para virar goma basta hidratá-lo novamente. O polvilho azedo é o polvilho doce fermentado. Confere?!

      Excluir
  20. No verdemar vende goma de tapioca aiko, $4,50 500g..

    ResponderExcluir
  21. comprei no mercado central acho que chama rei da farinha ou coisa assim, tem dois tipos, de 500 e 1 kg

    na frente de uma cafeteria la no mercado.

    ResponderExcluir