quinta-feira, 1 de abril de 2010

Restaurante Aurora fecha as portas

Pois é, é isso mesmo. Este post não é brincadeira de 1º de abril. Soube há pouco por fonte confiável que o restaurante Aurora, sem dúvida um dos melhores de BH, foi fechado este ano. De fato, há tempos eu não ouvia notícias sobre o Mauro Bernardes, chef e proprietário da casa, mas pela sua natureza temperamental e inconstante (típica de verdadeiros artistas como ele, diga-se de passagem), nem me passou pela cabeça que seu sumiço tivesse essa explicação. Fiquei surpreso e triste. Soube que ele está prestando consultorias e que pretende abrir nova casa. E mais nada.

Gostava muito do trabalho do Mauro à frente do Aurora. A casa foi aberta na Savassi, onde funcionou de 1990 a 1996. Reaberta na Pampulha, em 2003, retomou posição de destaque na cena gastronômica de BH. Lá, tudo chamava a atenção, a começar pela trilha sonora, que ia de Chitãozinho & Xororó a Buddha Bar, passando por músicas do mundo inteiro, praticamente. Inclusive, quando no meio da noite começava a tocar a música tema do filme Zorba, o grego, isso significava que havia chegado o grande momento, a quebra de pratos!

Era uma verdadeira farra. Garçons saíam do salão com pilhas de pratos de gesso e os distribuíam aos fregueses. Com todo mundo embalado pelo álcool e pela música grega cada vez mais alta e rápida, o quebra quebra de pratos era realmente um momento divertido. E ninguém limpava nada; a noite terminava com o chão cheio não só de cacos, mas também de pétalas, já que os fregueses eram banhados com chuvas de flores durante a refeição. Uma cena curiosa. Jantar era, de fato, um programa no Aurora.

E tinha a comida, é claro. Os preços eram altos, mas a qualidade e criatividade dos pratos justificavam isso. Ou, se não justificavam, pelo menos não criavam aquela sensação de muito barulho por nada. Mauro tinha fama de chef esbanjador, no sentido de não ter dó de usar ingredientes caros, nem ficar dando um jeitinho de economizar em molhos, reduções e outros processos demorados, complicados ou dispendiosos. Circulavam pela cidade algumas lendas a respeito disso, como a de que ele reduzia uma garrafa inteira de vinho do porto a apenas algumas colheres de chá.

Os pratos dele realmente impressionavam. Uma de suas especialidades era o molho de jabuticaba, com o qual servia filé, cordeiro, peixe ou camarão. Sem sombra de dúvida, o melhor que já comi até hoje. Em alguns momentos Mauro se cansava da popularidade desse molho, embora nunca tivesse tirado esses pratos do cardápio. Mas ele não se limitava a a jabuticaba. Apreciador das cozinhas do mundo todo (sudeste asiático, em especial), ele mudava constantemente o cardápio da casa, ora inspirado na opulência europeia de trufas, açafrão e foie gras, ora absolutamente focado na simplicidade e em ingredientes brasileiros. As transições eram tão radicais que chegava a ser divertido constatá-las - e, mais ainda, ouvir as justificativas do chef, que sempre se deixou guiar pela emoção e fantasia na hora de compor um novo menu.

Um chef como ele faz falta na cena da cidade. Não só pelo talento dentro da cozinha, mas também pela postura fora dela. Quem o conhece sabe do que estou falando. Mauro é um amante do delírio e gostava de transmitir isso às pessoas. Seja explicando o porquê de um determinado ingrediente num prato, seja projetando mudanças malucas (a maioria não aconteceu) para o restaurante. Chegou a contratar como cozinheiro um rapaz que tentou assaltá-lo na rua. Ele se permitia conviver com uma boa dose de loucura no dia a dia. Por um lado isso é ótimo, mas por outro isso trazia certa instabilidade para a casa. No final das contas, tudo dava certo.

Por essas e por outras, o fechamento do Aurora é lamentável. Confesso que estou na expectativa de ver Mauro retornar, torço para que realmente abra uma nova casa. Precisamos de loucos assim.

18 comentários:

  1. Que pena! Ainda mais por ser na região da Pampulha...

    ResponderExcluir
  2. Realmente lamentável. Era um lugar diferente de tudo que estamos acostumados.

    ResponderExcluir
  3. Bruno e anônimo,

    é realmente muito triste que BH tenha perdido uma casa como o Aurora. Só nos resta acreditar mesmo que o chef Mauro, inquieto como ele só, esteja pensando num novo restaurante na cidade. Tomara!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Eduardo, você sabe se o Maria de Lourdes fechou ou está em reformas? Passei na porta sábado e estava fechado com tapumes.. Abs.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Clara.

    O MdL está em reforma. Foi comprado pelos donos do Dádiva/Tizé/Rokkon e será reaberto em breve. Terá o cardápio reformulado pela chef dessas casas, a Sylvia Lis.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Essa turma tomou conta mesmo daquela esquina!

    ResponderExcluir
  7. E eles ainda vão abrir este ano uma parrilla ao lado do Tizé, naquela casa branca!

    ResponderExcluir
  8. Ola Eduardo, tudo bem? Que pena que o Mauro fechou a casa, mas aposto que será como uma Fenix, só para usar o modo dele de ser.

    Estava agora pensando nos releases de divulgação do Mauro. Eram as melhores reuniões do planeta. Era momento de ver um mestre informando as suas mais novas criações, sempre sem limites, sem pudores, um verdadeiro artista. Ficarei com saudades do Aurora!

    ResponderExcluir
  9. Helvio!

    Por anda você, rapaz?! Tudo bem? Pois é, o Mauro está fazendo muita falta. Espero que logo possamos ouvir boas notícias dele.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Que pena, fico triste com notícias assim. Fui um profissional que passei por essa casa e tenho boas recordações tanto do trabalho quanto das pessoas que conheci. Espero que volte o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  11. Frederico,

    também fico aqui na torcida pelo rápido retorno do Mauro.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Sou sobrinha do Mauro, fico feliz com os comentários, vou fazer este blog chegar até ele, porque, como devem imaginar, ele não chega muito perto de computador. Se eu tiver notícias eu aviso.
    Abraços,
    Lívia Bernardes

    ResponderExcluir
  13. Oi, Livia.

    Que prazer receber sua visita aqui no blog! Falei com o Mauro pelo telefone não faz muito tempo, pois ele queria me informar da temporada gastronômica no Capricho Asturiano. Mande um abraço para ele e, tendo notícias, volte aqui para nos contar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Puxa vida! Que pena... Lá era realmente diferenciado (um pouco caro demais para BH) e pertinho da minha casa... O Mauro é muito gente boa! Tomara que seja só uma fase....
    Quem sabe um reinauguraão com preços menos absurdos???
    Tentei ligar pra lá para reservar e os tel. só davam inexistentes...
    Parabéns, Eduardo! Só consegui essa notícia através do seu blog, que encontrei no Google.
    Gostei do seu trabalho! Me add tb. Serei sua seguidora! meu blog é: http://casarredoedesign.blogspot.com
    Abçs, Cris.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Cristiane.

    Seja bem-vinda ao blog! Ontem postei sobre a volta do Mauro, você viu? Agora ele está no Ficus, que, includive, participa da Restaurant Week com menus para o jantar a R$ 40.

    Parabéns pelo seu blog também, é bem legal.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Fui funcionaria do restaurante aurora, era tudo muito bonito, principalmente o jardim tão bem cuidado. Que deus o ilume.

    ResponderExcluir
  17. Poisé; é assim mesmo. Coisa boa dura pouco.
    Aqui na Pampulha o que permanece são restaurantes e atendimento medíocres. O Pampulhano gosta disso.
    No Aurora o conceito não era somente o jantar: era a festa do encontro. Ele não vendia somente aquele primoroso cardápio. Pena, teremos de nos contentar com os Jocelinos da vida, os botecos da feira, os da Av. Fleming!

    ResponderExcluir
  18. Olá Eduardo, uma pena mesmo que o Aurora fechou. Lá era um dos meus restaurantes favoritos. Quando comecei a planejar um jantar íntimo para comemorar o casamento, meu primeiro pensamento foi em fazer lá. Então imagina o quanto fiquei frustrada ao saber que o Aurora fechou as portas, né! Vc poderia me indicar algum outro restaurante em BH +- no mesmo estilo?
    Obrigada!
    Danielle

    ResponderExcluir