quinta-feira, 8 de abril de 2010

Avant-première di Buteco

Ontem à noite teve caravana no esquema petit comité para a imprensa conhecer três dos 41 bares participantes do Comida di Buteco, que começa amanhã e vai até dia 9 do mês que vem aqui em BH. Eu e os coleguinhas fomos guiados por Eduardo Maya, idealizador e um dos organizadores do evento, além de um tremendo boa praça. Começamos no Antoniu's, que fica aos pés do tobogã da Contorno, na Savassi:


Lotado, mas a mesa da imprensa estava lá, reservada e a nossa espera! Antes do petisco concorrente, experimentamos a receita desenvolvida pelo bar com Doritos (um dos patrocinadores do evento):


A saborosa carne de panela dividia espaço com purê de mandioca que leva um pouco de parmesão. Por cima, os tais Doritos. O primeiro gole de cerveja desceu maravilhosamente bem, com a loura gelada no ponto. Pouco depois, chegou à mesa o petisco concorrente desta edição do CdB, de fato:


Trata-se de peito de frango enrolado e recheado com legumes e jiló, empanado, frito e cortado em rodelas. Nos potinhos, da esquerda para a direita, molhos de laranja com mostarda, de jiló (sobressaiu o sabor da hortelã) e madeira. Comida no papinho, pé no caminho! E assim desembarcamos no Peixe Frito, que fica na rua Juiz de Fora, quase esquina com Amazonas.


Guacamole com Doritos para começar. O petisco concorrente chegou em duas etapas. Primeiro deliciosos chips de jiló, que devoramos entusiasmadamente. Uma espécie de entrada. Todo mundo quis repetir! Acho que o dono do bar ficou até preocupado...


Aí chegou a última etapa do petisco:


Pintado frito em pequenos bocados, sequinhos e muito saborosos. Show de bola! Para acompanhar, molhos de manga e de gengibre. E então, chegou a hora de ir para o terceiro e último bar, o Mulão, no Caiçara. Era o que eu mais queria conhecer, pois os demais eu já havia visitado antes. Eis a entrada dele:


E algumas cenas internas da casa, que é bastante simples e foi reformada e ampliada recentemente só para a estreia no CdB:


Nos contaram que a parte de trás, subindo a escadinha, era de terra batida há até pouco tempo!


Cena bonita de se ver...


Das fritadeiras dessa cozinha emergiram esses saborosos bolinhos de carne recheados com jiló e parmesão:


Os anfitriões Eduardo Maya e Mulão, em pessoa:

6 comentários:

  1. Ir aos bares com mesa garantida é outra coisa!!! rsrsrs. Que delícia, Eduardo, tudo está com a cara ótima, e o gosto também, pelo que você relata! Pena que durante o Comida di Buteco os bares às vezes não conseguem manter a qualidade dos petiscos, por causa do grande volume de pedidos.

    ResponderExcluir
  2. Nem me fale, Clara! Quase desanimo quando lembro das multidões que encarei ano passado!

    Coragem!

    ResponderExcluir
  3. cara, hoje vou começar os corres por esses bares da vida. o primeiro da lista é o Antoniu's. sabia que já fui garçom lá? poisé...

    Dimas.

    ResponderExcluir
  4. Agora está explicado porque não conseguimos mesa no Antoniu´s na quarta feira. Então sentamos lá do lado, no Mixido para assistir aos jogos.

    Girão, posso deixar uma sugestão: faça uma reportagem/post sobre bares para assistirem aos jogos. Eu gosto de reunir a turma num buteco para acompanhar as partidas.

    Mas acabamos indo nos mesmos lugares.

    Abraço,

    ResponderExcluir