quarta-feira, 24 de março de 2010

Hermanos em BH



Em primeiro lugar, se estou esquecendo de alguém, me perdoem e terei o maior prazer em reparar minha falta! O assunto são os argentinos que volta e meia aparecem na cena gastronômica de BH. Não farei aqui uma retrospectiva histórica, pois me concentro no período de poucos anos para cá.

Se não me engano, um dos primeiros foi Angel Eguinoa, que mora por aqui mas ganhou fama com suas paellas gigantes preparadas durante o festival de gastronomia de Tiradentes. Nasceu na Argentina, mas é filho de espanhóis.

Depois veio Paula Karasch, que abriu com o marido, Reinaldo, o Artesanato da Pizza (hoje extinto) e há poucos anos inaugurou a Bodega 361 (autoproclamada "bistrô argentino") no condomínio Vale do Sol, em Nova Lima.

Então foi a vez de Gustavo Roman, que se deu bem por aqui com sua Pizza Sur (Praça da Liberdade, Cruzeiro e Savassi), conhecida por pizzas retangulares, empanadas e vinhos de bom custo/benefício. Inclusive, ccomenta-se que em poucos meses ele vai abrir uma parrilla na cidade.

Já o Café com Tango (primeiro quarteirão da Rua Marília de Dirceu, em Lourdes), apesar de diminuto, conquistou seu espaço com sanduíches preparados no local (incluindo os hambúrgueres). Porém, recentemente Ricardo Aisen deixou a casa e voltou para sua Argentina natal, ficando a frente do negócio sua ex-mulher, a brasileira Maria Lúcia.

Há algum tempo soube da existência da Ayres Empanadas (Rua Flórida, 235, Sion) e outro dia passei por lá para ver como era. Me parece que começou apenas como delivery e, à época da minha rápida visita (coisa de dois meses atrás), tinha até lugar para sentar, comer e beber um vinho. Só não deu para experimentar nenhuma empanada! Vou lá qualquer dia desses.

Pois agora há pouco me chega aos ouvidos que mais um hermano está com negócio na cidade. Corajoso, Santiago Calonga elegeu a varanda do segundo andar do edifício Maletta, no centro, para abrir um café chamado Arcangelo. Vejam nest link como parece ser interessante o lugar. Não sei detalhes sobre os comes e bebes de lá, mas parece que preparam no local os próprios alfajores. O café tem Twitter, caso queriam conferir. Fiquei curioso.

8 comentários:

  1. Pelas fotos, gostei demais do Arcangelo!

    Vou passar lá!

    ; )

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante esse Arcangelo.
    Parece bem "descolado" (não gosto muito dessa palavra, mas só veio ela à cabeça). Acho que combina bem com o perfil daquela região do centro, boêmia, com vários cafés, Inimá... Essa varanda dando para o CCBH é uma maravilha!!

    ResponderExcluir
  3. enfim uma alternativa ao Kahlua no centro – não, o Benzadeus não conta, pelo menos pra mim. é simpático o Arcangelo.

    ResponderExcluir
  4. Pessoal,

    o centro da cidade realmente precisa de gente com essa coragem e (tudo indica) bom gosto. É uma região cheia de história, de comércio, de curiosidades, de vida! Acho que a tal revitalização passa muito por esse tipo de coisa. Com gente assim chegando por lá, o centro poderá voltar a ser um pólo de entretenimento na cidade.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Fui , vi , comi e adorei. As empanadas do Ayres sao boas demais. Nao so comi como ainda tomei um vinho e foi um par perfeito. Volto e ainda indico p quem quizer.
    Felipe Drumond

    ResponderExcluir
  6. Oi, Felipe.

    Obrigado por dividir conosco sua experiência lá. Ainda não experimentei as empanadas, mas, pela rápida passada que dei lá, o local me inspirou boas expectativas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Exelente as empanadas argentinas, um atendimento muito bom. Gostei mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Olá Eduardo,
    o Gustavo Roman (Pizza Sur) finalmente abriu a a Parrilla Los Hermanos no final de novembro. A casa é uma graça e as carnes são ótimas. Fica no São Pedro, no alto da Rua Lavras 914, tel 3245.8077.

    ResponderExcluir