domingo, 21 de março de 2010

Fui ao Bhagwan

Voltei há pouco do restaurante Buffet Bhagwan. Como a maioria dos leitores que passaram por este blog e deixaram impressões sobre o local, saí de lá com a vontade de voltar logo, com a sensação de ter deixado para trás outras possibilidades de prazer a bom preço. Ou não acham que R$ 107,80 por tudo o que foi fotografado abaixo (incluindo ainda um pão, uma porção de arroz e bebidas) para quatro pessoas está bom? Eu achei. Começamos com naan com manteiga e gergelim, um pão achatado quentinho e gostoso, para comer rasgando com as mãos, do jeito que eu adoro...
... e porção de samosas mistas (legumes, batata e frango). As opiniões divergiram à mesa. Minha mulher votou na de legumes e eu, na de batata. Todas estavam sequinhas e saborosas...
... acompanhadas pelos chutneys de praxe (coco, tamarindo e mamão). O de tamarindo estava especialmente bom:
Pedi lassi de manga. Já havia tomado outros antes e não achei o de lá o melhor. Espesso demais para o meu gosto. Acho que faltou mais gosto da fruta e a acidez do iogurte. O sabor final mais parecia o de uma vitamina. Pode ser que o chef Bhagwan prepare assim seu lassi em casa ou que siga realmente uma receita típica de sua Índia natal, mas pessoalmente prefiro a bebida mais leve e ácida. Talvez a tarde quente tenha criado em meu paladar expectativa por algo mais refrescante.
O atendimento é realmente um ponto crítico na casa. Muitos haviam comentado sobre isso, então, fomos todos preparados para o pior. Além da filha de Bhagwan, Rukamani, havia uma outra jovem auxiliando no serviço das mesas. Mesmo assim, as duas mal davam conta de atender todo mundo. Na hora de pedir os pratos principais, foi uma luta. As duas passavam de um lado para outro sem aquela visão global que todo garçom precisa ter, ou seja, iam e voltavam sem perceber que nós quatro estávamos TODOS de braços levantados tentando chamar a atenção. Tentamos mudar a estratégia e fazer a "ola" das torcidas de futebol, mas também não adiantou. Como sabíamos que o atendimento seria complicado, a situação estava até engraçada. Encaramos com bom humor. Mas é claro que ninguém é obrigado a tolerar isso. Ainda mais porque haviam potenciais fregueses dando meia volta porque não havia lugar para sentar! Como relatei recentemente, o lugar realmente está na boca do povo. Ao menos os pedidos não demoram a chegar à mesa! De toda forma, espero que não tardem a melhorar o atendimento, pois depois da primeira vez tentando ser atendido, tudo isso perde a graça.
Por fim, conseguimos pedir peito de frango ao molho de especiarias com tomate...
... e peito de frango ao molho de iogurte e masala, o famoso "tikka masala":
Ambos estavam extremamente macios e suculentos, envoltos em molhos absolutamente distintos. Enquanto o primeiro tem sabor um pouco mais agressivo (especiarias) e picante, o segundo é mais macio e cremoso. Novas divergências à mesa: uns queriam mais e outros, menos condimentação. Os amigos acharam o tempero forte, apesar de não chegar a incomor e de estar gostoso. Nós queríamos toque mais forte de especiarias e mais picância, apesar de termos achado tudo saboroso. Em relação ao sal, não tenho ressalvas.
O tamanho das porções de carne, como podem ver, não é grande. Uma pessoa com muita fome talvez consiga comer uma delas sozinha e, se quiser, com um acompanhamento, como o arroz com ervilha...
No caso de um casal, uma porção de carne e um acompanhamento como o que aparece acima são o suficiente para uma pequena fome. Fica no tamanho ideal quando se pede, ainda, um pão e uma entrada para dividir. Ainda sobre espaço para a sobremesa:
Esse sorvete caseiro com cara de cidade do interior é, na verdade, receita típica indiana. Chama-se kulfi e tem como base leite e açúcar - pelo menos é o que ensina meu livro The food of India (Murdoch), referência das boas no assunto. O único sabor disponível na casa é o de manga, que vem recheado de pistaches. Aprovei.
Na saída, nos deparamos com o seguinte aviso na porta:
Parece que Bhagwan já se tocou do problema. Tomara!

10 comentários:

  1. Que ótimo, Eduardo, preciso ir logo ao Bhagwan!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Clara.

    Não perca o Bhagwan! Realmente vale a pena. Mas vá com bom humor e "espírito esportivo" para não deixar o atendimento precário estragar seu programa.

    Depois venha aqui para nos contar como foi.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Teve 'bão' o negócio lá!

    Agora é voltar outras vezes e provar outras coisas do cardápio.

    Valeu pela companhia!


    Abs,
    Gui

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gui.

    Foi bem legal mesmo! Muito obrigado pela companhia. Da próxima vez a gente encara um cordeiro!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Vamos sim!

    Hoje perguntei para a Mayra, da Doizum, e ela me disse que o Maharaj está sendo comandado provisoriamente pelo sous chef e pelo assistente que acompanhavam o Bhagwan. A notícia é que estão procurando um novo chef lá na India mesmo.

    Abs,
    Gui

    ResponderExcluir
  6. Gui,

    que notícia privilegiada você nos trouxe. Assim que puder, vou dar uma "assuntada" a respeito também. Obrigado.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Fui ao restaurante há dois meses mais ou menos. Nesta oportunidade só estava trabalhando no salão o filha do chef, o que obviamente resultou em um atendimento terrível, só esperando pelo primeiro atendimento ficamos por volta de 25 minutos, a menina estava hiper sobrecarregada, notava-se o desespero dela! E pra piorar, o português estava precário! De qualquer forma, o preço é bom e a comida também, tudo estava no ponto, tempero e temperaturas corretas, só carece de uma apresentação melhor!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Felipe.

    Pelo visto, você foi ao restaurante na mesma época que eu. O atendimento era realmente caótico... Acho que eles tinham intenção de contratar mais gente, não sei se o fizeram desde então. Espero que o pessoal lá não pise mais na bola, pois a casa vem conquistando cada dia mais fãs. Com o tempo, esse negócio de atendimento precário cansa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Adoro esse restaurante! Comida deliciosa,preço acessível,ambiente simples e aconchegante. Quanto ao atendimento creio que é questão de tempo para melhorar. Tudo é perdoável quando se trata da saborosa comida servida!!.Não deixem de pedir o Kulfi de sobremesa...marravilha!

    ResponderExcluir
  10. ola
    tudo bom já abriu um novo restaurante indiano em Prado também se você gosta de comida indiana ir lá e provar que você certamente irá gostar avenida fransisco sa 355, Prado
    Telefone 31-35675200

    ResponderExcluir