segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Um recanto em pleno point

Quantos lugares em Lourdes proporcionam uma vista e um sossego desses?


Essa é a varanda da Pão de Bel (31 2552-1280), pequena loja de doces recém-inaugurada no primeiro quarteirão da Rua Marília de Dirceu. Passando distraído por ali, quase não dá para notar a placa, que chama para o segundo andar do número 145. Talvez a melhor referência seja indicá-la como vizinha do microscópico Café com Tango.



Voltando a varanda: trata-se de um lugar muito agradável, com vista para as árvores (é ótimo ficar sem ver a bagunça lá embaixo) e sem a menor pretensão. Digo isso porque até agora as proprietárias da casa mal sabem o que fazer com o espaço. Pensam em colocar mais duas mesas, mas de forma que não fiquem umas grudadas as outras. Pensam também em ter café. Por enquanto, a mesa é de quem chegar primeiro. Do jeito que for, espero que esse clima de recanto seja mantido.



Indico o lugar para os que quiserem experimentar pães de mel recheados (trufa, paçoca, cappuccino, geleia de damasco) e fofos como bolos. Não se parecem com aquelas "moedas" secas e duras, recobertas por chocolate qualquer. Também me despertaram interesse os brigadeiros de pistache (feito com a pasta específica e passado na farinha de pistache), de amêndoas em lâminas e de passas ao rum. Há também cupcakes, bem-casados, macarons e frutas glaçadas no chocolate. Todas são boas desculpas para aquela pausa no meio da tarde. Se tiver café, então...

6 comentários:

  1. Gostei demais dessa, Dudu! Pena que no momento tive que cortar os doces, ou iria lá amanhã mesmo. Imagino que esse café da tarde nessa varanda, acompanhado do pão de mel, seja uma dessas experiências que realmente dão sentido à existência da própria ideia de gastronomia. Incrível Belo Horizonte preservar lugares assim. Tomara que existam outros. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Fala, Dudu!

    Fico vendo aqui os lugares mais pitorescos que vc tem desbravado em BH.

    Muito legal como BH pode ser surpreendente, como nesse exemplo aí. Paz e sossego quase bucólico em plena efervecênca urbana. É nessas horas que me dá saudade daí.

    Aqui, o óbvio impera. Tudo é plano, como o próprio terreno em que foi fundada esta cidade, à prova de surpresas para o bem ou para o mal. Acho que se esqueceram de instituir um setor de surpresas sul e norte.

    Preciso dar uns bordejos por aí, urgente....Hauhauhua.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Guilherme,

    também ando restringindo bastante os doces. Só como nos fins de semana. Melhor prevenir que remediar!

    Sim, claro! A experiência gastronômica não depende de luxos. Para tê-la é preciso de sensibilidade, conhecimento e desprendimento, basicamente. Pode acontecer em qualquer lugar!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Thiago,

    BH surpreende pela quantidade de casas abrindo - cada uma com sua proposta! Se não me engano, estamos tendo mais aberturas que fechamentos, contrariando a popular teoria do abre e fecha.

    Infelizmente ainda não conheço Brasília. Sei que há bons lugares para conhecer. Estive uma única vez aí, ainda criança, e não me lembro de quase nada. No mais, só aeroporto. Aí não conta!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Será que elas oferecem propostas de doces sem açúcar?

    ResponderExcluir
  6. Adrina,

    que eu saiba, elas não tem opções diet lá. Pelo menos não no mostruário do qual a freguesia que passa a pé pelo lugar se serve. Mas como profissionais que trabalham constantemente com encomendas, acredito que possam fazer receitas diet sem maiores problemas. Afinal, tudo pode ser conversado.

    Abraços.

    ResponderExcluir