sábado, 16 de janeiro de 2010

Duas visitas aos "casuais"

Durante a última semana do ano passado fui a dois restaurantes do mesmo gênero na cidade: T.G.I. Friday's e Applebee's. Ambos se classificam como "casual dining", mesma expressão sob a qual se abrigam voluntariamente casas de outras grandes redes presentes em BH, como Hard Rock Cafe (alguém tem notícias de lá?) e Outback Steakhouse. Mas, afinal, o que é casual dining? O vício de procurar por respostas no Google nos leva primeiro ao Wikipedia, que dá a seguinte explicação: "restaurante que serve comida a preços moderados em ambiente informal ... com bar completo e com equipe própria ... geralmente com atendimento à mesa ... que faz parte de segmento intermediário entre o fast food e os restaurantes finos". Se levarmos a primeira frase realmente a sério, não vai fazer muito sentido (pois os preços não são exatamente "intermediários"), mas aí já é outra discussão... Vamos aos fatos!

Comecei pelo T.G.I. Friday's (Pátio Savassi), que visitei na hora do almoço. A primeira impressão não foi tão boa, por causa do desleixo com as mesas. Vejam em que estado estava o tampo da minha mesa, descascada e com algumas protuberâncias aflorando:
Bola para frente. Éramos três e optamos por uma entrada que pudesse ser compartilhada, com itens diferentes que nos permitissem experimentar um pouco de cada especialidade da casa. Não me lembro do nome dela, mas vinha com casquinhas de batata recheadas com queijo e bacon, mussarela empanada, asinhas picantes, palitos de cenoura e potinhos com molhos de tomate, creme azedo e molho de queijo. Acredito que, pelo tamanho, seja mais indicada para duas pessoas. A aparência dos petiscos não era idêntica a do cardápio, mas, no geral, não chegou a decepcionar.
Na sequência, fomos de costelinha de porco ao molho Jack Daniel's, servida com batatas fritas:
A carne estava bem macia e úmida, soltando do osso. O molho é saboroso e não se parece com o barbecue que outras casas do gênero costumam usar para acompanhar costelinha, pois é bem mais adocicado. Aliás, se bem me lembro, o molho nem é descrito como barbecue. O que não nos agradou foram as batatas. No cardápio elas são chamadas de "Fritas Friday's", como se fossem uma marca registrada ou especialidade da casa. Eu sei que esse negócio de ficar comparando a foto do cardápio com o produto real é meio chato, mas não dá para ficar indiferente quando o que se compra não parece com o que está na propaganda, concordam? Talvez na foto acima não dê para ver direito, mas olhando de perto vocês entenderão o que estou dizendo:
Praticamente só "retalhos" de batata! Reclamamos com a garçonete. Ela disse que iria ver o que era possível fazer. Ficamos esperando, esperando, esperando (sem começar a comer) e ninguém veio dar uma satisfação mais imediata do que iria acontecer. Alguns minutos depois reapareceu a mesma garçonete com um prato extra de retalhos um pouco maiores:
Estavam até boas as fritas, mas atribuir ares "premium" ao produto (chamando-as de "Fritas Friday's"), nesse caso, me deixou meio indignado. Enfim. Mesmo dividindo uma entrada e a costelinha, satisfizemos razoavelmente nossa fome. Por um lado foi bom, pois pudemos atacar a sobremesa com maior ânimo:
Atenção: se vocês ainda não sabem, as sobremesas dos casual dinings da vida costumam ser grandes. Em alguns casos, monstruosas. Se você já comeu qualquer coisa antes, pense bem antes de arriscar encarar uma delas sozinho. Não é por acaso que elas chegam à mesa com várias colheres. A que escolhemos era composta por três pedaços de brownie quente empilhados e cobertos por uma bola grande de sorvete, com calda e castanhas. Um bom arremate.
A visita seguinte foi ao Applebee's (BH Shopping) e começou com a hostess tentando levar a gente para sentar numa das mesas que ficam do lado de fora, bem na entrada da casa. Como para quem passa na porta não é possível ver com clareza se o ambiente interno está cheio ou vazio, penso que isso deve ser uma estratégia para dar a impressão de casa cheia. Tipo vitrine, sabe? Mesmo com a leve expressão de reprovação da moça, pedimos para ficar lá dentro, onde os assentos são mais confortáveis e o ambiente mais agradável.
Éramos dois na hora do almoço e pedimos porção de onion rings, aqueles anéis de cebola fritos, para começar. Antes que chegasse à mesa, pedimos as bebidas. Me fartei com limonada:
Optei pelo refil, então, bebi à vontade pelo mesmo preço. Geladinha, leve, sem amargar e já adoçada. Estava muito boa. É limonada do tipo limão espremido, e não suíça. E eis que chegam sem demora as onion rings:
Sequinhas, crocantes e gostosas. Só não sei para que jogar esse queijo ralado por cima, já que ele não adere aos anéis e acaba todo no fundo da cesta. E advinhe quem paga por ele? Pois é. Esse tipo de coisa me irrita. O molho que vem no meio não chama tanto a atenção, mas ajuda a quebrar a monotonia da porção.
Hora de escolher o prato. Fui de contrafilé com purê de batata e refogado de cebolas com cogumelos em conserva:
Será que preciso dizer que se fosse feito com cogumelos frescos esse refogado teria sabor muito melhor? A diferença é gritante, ora bolas! Pelo preço que cobram pelo prato, será que não dava para usar cogumelos frescos? Afinal, não estamos falando de uma pechincha! Porém, justiça seja feita: a carne estava muito macia e saborosa e veio no ponto exato que pedi! Vejam:
Como o prato é bem farto, não poupei limonada e ainda comemos entrada, a sobremesa ficou para a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário