terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Algum tempo atrás estive cara a cara com esse livro:



O título já me atraiu bastante, mas não tive muito tempo de folheá-lo. Agora mesmo esbarrei nele vagando pela internet e achei preço bem convidativo no Submarino. Acho que essa é a oportnunidade de trazê-lo para minha biblioteca.

No link acima há um pequeno texto sobre o livro, mas para que saibam mais do que estou falando, reproduzo aqui resenha de Suzana Uchôa Itiberê a respeito, publicada pela revista IstoÉ:

Julian Barnes é um dos maiores escritores ingleses da atualidade. Autor de romances como O Papagaio de Flaubert e Do Outro Lado da Mancha, ele se tornou célebre também por uma coluna no jornal The Guardian, em que destilava o habitual sarcasmo sobre o mundo da gastronomia. O Pedante na Cozinha (Rocco, 144 págs., R$ 24,50) é uma coletânea desses artigos. Mestrecuca diletante e temperamental, ele diz ser um seguidor fiel das receitas das mestras Elizabeth David e Jane Grigson. A elas, elogios. O sabor de suas crônicas, contudo, está na crítica bem-humorada a obras de culinária que o atormentam com imprecisões do tipo: "uma pitada", "um punhado", ou uma cebola "média". Barnes propõe uma cozinha feita de bom senso e improvisação. Dá conselhos curiosos - "jamais comprar um livro por causa das imagens" ou "evitar receitas famosas do passado" - e não esconde a desconfiança em relação aos chefs que são estrelas da tevê. Entre uma iguaria e outra, lembra situações inusitadas, como a tentativa frustrada de comer esquilo e do convidado que cantou sua esposa enquanto ele preparava lebre ao molho de chocolate. Barnes tem um texto vigoroso e um espirituoso olhar sobre a arte da escrita - que ele domina como poucos.

Parece interessante. Alguém já leu para me contar aqui se vale?

Nenhum comentário:

Postar um comentário