segunda-feira, 28 de junho de 2010

Tiradentes dá um passo à frente

Depois de anos divulgando precariamente os cardápios dos festins (erros de grafia ou até mesmo ausência de tradução para o português), fico feliz em constatar que o Festival de Gastronomia de Tiradentes agora parece estar se preocupando (mesmo) com a qualidade da informação que divulga. O amigo Dimas, leitor assíduo deste blog, acaba de nos avisar que a programação dos festins foi publicada no site do festival. Há pouco tempo revelei em primeira mão aqui quais seriam os nomes dos festins, que são aqueles jantares especiais com chefs convidados do Brasil e exterior. Agora podemos conferir, prato a prato, o que cada uma das chefs (este ano serão só mulheres na cozinha) vai apresentar. E aí se encaixa o meu comentário: ao final de cada menu, há pequeno glossário explicando termos que, teoricamente, são menos conhecidos do grande público. Ninguém é obrigado a saber, por exemplo, o que é chocolate guanaja ou chakalaka sambal. Há pequenos tropeços nessas definições (sobretudo explicações vagas, incluindo uma sobre tucupi, o que é imperdoável), mas é preciso admitir que um grande avanço foi feito. Parabéns, Tiradentes!

2 comentários:

  1. Tão colocando mais água no feijão, Girão. Agosto está quase... Tô na expectativa para saber o que vem por ai. Tudo indica que vai ser um dos melhores.

    Dimas

    ResponderExcluir
  2. Dimas,

    algo me diz que essa edição será mesmo especial! É o que espero! Estou sentindo que a turma está se tornando cada vez mais profissional. Isso é ótimo para todos.

    Abraços.

    ResponderExcluir