terça-feira, 15 de junho de 2010

Horta em apartamento: as dicas!

Em função do ibope que deu o post sobre horta em apartamento, repasso aqui as dicas que a colega jornalista Clarice Mendes gentilmente me enviou por e-mail outro dia, elaboradas pela Biofert, empresa especializada em nutrição de plantas - há um outro site relacionado ao assunto e mantido pela empresa nesse link. Anote aí:

PREPARANDO O VASO
- Um vaso ideal deve ter em média 20cm de altura e um furo embaixo para não acumular a água.
- Monte no fundo do vaso uma pequena camada de argila expandida ou brita.
- Acrescente terra adubada facilmente encontrada em floriculturas, hortos, garden centers, home centers, supermercados etc.
- Revolva a terra com pá ou garfo para que ela se solte um pouco e melhore a oxigenação.

SEMEANDO
- Faça pequenos furos na terra ou uma pequena vala em linha reta com o dedo indicador para colocar as sementes. A profundidade indicada para o furo/vala é de 5cm.
- Coloque um pouco de semente em cada furo ou na pequena vala aberta com o dedo. Cada caixinha de semente pode ser usada para dois plantios. Portanto, semeie apenas metade do pacote.
- Guarde uma distância de 5cm entre cada porção de semente para que as mudas tenham espaço suficiente entre si.
- Cubra as sementes com a mesma terra que utilizou anteriormente. Faça delicadamente e sem compactar demais a terra para não danificar as sementes.

AGUANDO E NUTRINDO
- Regue o vaso logo após o plantio e depois disso, uma vez por dia.
- Regar com pequenos chuviscos, de preferência usando pulverizador, pois se a semente receber um impacto muito forte de água pode descer para o fundo do vaso e não germinar.
- Depois de a semente germinar aplicar fertilizante líquido nas folhas das ervas a cada quinze dias. Sempre aplique o fertilizante após a rega do dia.
- Mantenha a rega diária de suas ervas de preferência na parte da manhã e final da tarde, sempre que a terra estiver seca.
- Atenção: a superirrigação pode trazer doenças e até matar suas plantas. Faça o teste afundando o dedo indicador na terra, mais ou menos dois centímetros, perto do centro do vaso. Se o dedo sair úmido, ainda não é necessário aguar.
- Prefira manter a sua horta em local arejado e com sol. Na janela da cozinha ou da área, por exemplo. Ervas precisam de muita luminosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário