sexta-feira, 18 de junho de 2010

Menu harmonizado no Verde Gaio




Ontem comi e bebi muito bem no Verde Gaio. Fui gentilmente convidado pelo restaurante para conferir em primeira mão o menu degustação harmonizado que a chef de lá, a portuguesa Valeriana Junqueiro, desenvolveu em parceria com o chef Renato Quintino, que presta consultoria para a casa há alguns meses. Será servido de hoje a sábado que vem e é composto por seis pratos (sendo três receitas de bacalhau), cada um combinado com um vinho lusitano diferente. A ideia partiu do Renato, que é também professor da Associação Brasileira de Sommeliers aqui em BH e frequentemente se via às voltas com a seguinte pergunta: bacalhau combina com o que? Quem quiser ler a matéria que escrevi a respeito na edição do caderno Divirta-se de hoje, clique aqui.
Comecei com dois itens que não estão na degustação, só para experimentar mesmo. O primeiro foi o clássico bolinho de bacalhau (me garantiram que frio e no dia seguinte fica ainda melhor)...


... e o segundo, uma boa berinjela marinada com azeite, vinagre e alho cru...


Bom, foi preciso frear o apetite, pois havia uma degustação inteira pela frente! E ela começou com um típico caldo verde com paio, bem feito e com os sabores da batata e da couve amalgados por toque de azeite. Como o espumante da Bairrada ainda não havia chegado, fui de Valmarino, um bom gaúcho que deu conta do recado.


Na sequência, o vinho verde Rolan, feito com a emblemática uva alvarinho. Trazido pela Adega Alentejana, é delicioso e diferente de outros verdes que já experimentei, pois não tem aquela sensação levemente frisante. Esse é o Rolan:


Caiu bem com o bacalhau à Gomes de Sá, servido em lascas com batata, azeitona preta e ovo ralado. Pouco sal, do jeito que eu gosto. Quando vinha alguma azeitoninha na garfada, então, ficava perfeito! Vejam:


Não sou muito chegado a pescados com queijo, mas devo admitir que o bacalhau às natas gratinado com canastra curado ficou bem interessante. É montado em camadas: lascas de bacalhau, palitos de batata, molho branco e queijo canastra por cima. Para quem acha que é invenção de moda, Valeriana esclarece que em Portugal a receita é bem parecida, feita com queijos locais de vaca ou ovelha. As batatas utilizadas no prato chamam a atenção pelo sabor e textura: não por acaso, são previamente fritas.


Harmonizei com o branco alentejano Cartuxa, aromático e com acidez na medida, ideal para um prato cremoso como o bacalhau às natas:


O último prato é o único cuja receita é do Renato (os demais são do cardápio do restaurante), batizada por ele de bacalhau à moda antiga:


Não sei se dá para ver na foto, mas é uma posta assada lentamente, sempre regada com azeite, e acompanhada por batatas em lâminas finas (como absorvem sabor!), cebolas e arroz com brócolis e alho. Na taça, o tinto Esteva, do Douro, produzido pela Casa Ferreirinha, a mesma do ícone Barca Velha. De aroma floral, casou bem com a receita. Antes de partir para as duas sobremesas, fui pego de surpresa por pastéis de belém feitos pela Doces de Portugal e servidos com canela à parte, como se faz na Antiga Confeitaria de Belém, parada obrigatória para quem visita Lisboa:


Um dos pontos altos da noite foi o moscatel de Setúbal, fantástico vinho de sobremesa de cor âmbar e sabor peculiar que remete a caramelo...


... servido com pudim de claras com ovos moles...


A última sobremesa foi um curioso sorbet de vinho do porto feito pela sorveteria Alessa, servido com chocolate belga (da Degryse) e um excelente porto LBV Burmester. Como tudo vem ao mesmo tempo, sugiro degustar o sorbet isoladamente, pois a baixa temperatura dele tem efeito anestesiante sobre a língua.


Para quem estiver interessado em conferir, o preço do menu harmonizado é de R$ 150 por pessoa. Ah, o Renato estará presente para conduzir a harmonização somente hoje. Nos demais dia, o menu será exatamente o mesmo, mas sem a preciosa presença dele. Vale a pena!

8 comentários:

  1. Nossa meu amigo!Fiquei com água na boca!
    Bjs,LD

    ResponderExcluir
  2. As fotos ficaram ótimas!
    LD

    ResponderExcluir
  3. Gente,

    esse menu continuará sendo servido até sábado! Aproveitem!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Eduardo,
    Percebi sua paixão pela "terinha".
    Renato Costa está para Espanha...
    ... assim como você para Portugal.
    Li a matéria no divirta-se na sexta.
    Só depois é que vi o conteúdo do blog.
    Achei sua matéria no jornal excelente.
    Mas os detalhes e as fotos no blog...
    ...ficaram mesmo sensacionais, amigo!
    Quase avancei na tela do micro ao ver.
    Bons vinhos, ótima comida: tudo de bom!
    Diga-nos o top de cada na desgustação.
    Entradas, pratos, sobremesas e vinhos.
    O que gostou mais em cada item servido?
    Franco abraço,
    MARCELO BRANDÃO

    ResponderExcluir
  5. Marcelo,

    para mim os pontos altos foram o vinho verde, o bacalhau às natas, o bacalhau à moda antiga com arroz de brócolis, o moscatel de Setúbal e, claro, o porto LBV. Se quiser conferir, ainda dá tempo, pois esticaram o serviço desse menu até esse sábado.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Eduardo,
    Bom saber de sua seleção.
    Pena que ficou até sábado (hoje).
    Infelizmente, não poderei ir dessa vez.
    Torço para outro menu surgir em breve.
    Assim, quem sabe, dou sorte de ir.
    Abraços,
    MARCELO BRANDÃO

    ResponderExcluir
  7. Se souber de algo, Marcelo, aviso aqui, ok?

    Abraços.

    ResponderExcluir