quinta-feira, 13 de maio de 2010

Um canastra para chamar de meu

Esta semana fui ao Mercado Central para comprar umas coisas que precisava. Demorei umas quatro ou cinco passadas em frente a queijarias para lembrar que há muito tempo desejo comprar um bom queijo minas artesanal, feito com leite cru. Indicado por uma amigo que entende do assunto, cheguei a Loja do Itamar (corredor J, 19; 31 3274-9535) e pedi pelo queijo canastra do Zé Mário. Não tinha! O pessoal que me atendeu disse que eu poderia levar o do Valter, que era praticamente o mesmo, já que pertenciam a mesma associação. Desconfiado, fiz mais perguntas e provei um pedacinho. Convencido, levei para casa uma peça inteira, que me saiu por R$ 21.


Que coisa maravilhosa... Massa firme, mas macia. Aroma pungente. Sabor rico e marcante, sem ser muito salgado, nem ácido demais. Persiste na boca. Uma coisa!

O Valter em questão é Valter Caetano Leite, da fazenda Medeiros, na cidade de mesmo nome. Dois selos vêm colados no plástico que envolve o queijo: um que atesta se tratar de um queijo minas artesanal canastra elaborado com leite cru, incluindo logotipos da Aprocan (Associação dos Produtores de Queijo Canastra) e Aprocame (Associação dos Produtores de Queijo Canastra de Medeiros); e outro com dados específicos do produto e do produtor, como número do lote, cadastro no Instituto Mineiro de Agropecuária, telefone e informação nutricional.

No segundo selo há a seguinte instrução: "Retirar da geladeira uma hora antes de consumir". No entanto, estou seguindo as recomendações do amigo e dos vendedores da Loja do Itamar, ou seja, embrulhando o queijo num pano de prato e deixando-fora da geladeira. Três dias já se passaram e sua casa está começando a amarelar de fora para dentro. Talvez eu corte um pedaço para deixar na geladeira e fazer comparações. Por enquanto, só tenho a dizer que o sabor continua fantástico e que esse tipo de produto me dá muito orgulho de pertencer ao mesmo estado do Valter.

10 comentários:

  1. Maravilhosas palavras sobre o nosso mineiro. Canastra é meu favorito, dos queijos. (do alto de meu humilde paladar).
    Adoro o seu blog.
    Acompanho a algum tempo.

    ResponderExcluir
  2. Jana,

    obrigado pelas palavras gentis. Não deixe de ir a Loja do Itamar conhecer esse queijo. É algo fora do normal. Volte sempre e comente mais!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oba! Agora sei onde conseguir o melhor canastra da cidade! Obrigada, Eduardo...

    ResponderExcluir
  4. Adri,

    se é o melhor da cidade, não sei, mas que é um dos melhores que já comi, tenho certeza!

    Confira!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Caro Eduardo:
    Grato por mais essa pérola.
    E essa que indicou tem pedigree...rs
    Na próxima visita ao mercado,levarei.
    Também ouvi o mesmo conselho do pano.
    Deixando o queijo fora da geladeira.
    O amarelo da casca acentua-se rápido.
    O saboroso miolo ficará mais apurado.
    Alguns não gostam do sabor da casca.
    Faça o comparativo e nos conte depois.
    Sua matéria me lembrou outro queijo.
    Vem da mesma serra que lhe dá o nome.
    Trata-se de um canastra grande (roda).
    A peça deve pesar seis ou sete quilos.
    É produzido em São Roque de Minas.
    Trata-se de laticínio top de linha.
    Não sei se há dele no M. Central.
    Meu sogro tem conseguido para mim.
    Já teve notícias desse?
    Sincero abraço,
    MARCELO BRANDÃO

    ResponderExcluir
  6. Marcelo,

    que eu me lembre, acho que nunca experimentei esse canastra de roda. Se souber onde encontrá-lo, nos avise!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Prezado Eduardo,
    Conversei com o produtor desse queijo.
    João Carlos, de São Roque de Minas.
    Meu sogro me passou o contato dele.
    A iguaria tem um nome bem peculiar.
    Chama-se Canastra Real ou "Canastrão".
    Queijo grande, de roda, 5 a 7 quilos.
    Realmente, ele não é vendido por aqui.
    Portadores é que trazem a encomenda.
    Os contatos do referido produtor são:
    Tels: (37) 8829-0076 ou (37)3433-1214.
    É laticínio para se comprar e dividir.
    Já que se trata de absurda quantidade.
    Forte abraço,
    MARCELO BRANDÃO

    ResponderExcluir
  8. Marcelo,

    obrigado por mais esta valiosa contribuição! Arrumar gente para dividir isso é que são elas! Quem sabe não articulamos algo por meio deste blog?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Caríssimo Eduardo,
    Eu topo NA HORA!
    Pode contar comigo.
    Abraços,
    MARCELO BRANDÃO

    ResponderExcluir
  10. Então vamos pensar num post a respeito disso no futuro próximo, Marcelo. Muito obrigado!

    Abraços.

    ResponderExcluir