quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A tal entrevista do Rogério Fasano



Laílson Santos

Tirem suas próprias conclusões sobre a entrevista mais polêmica da cena gastronômica brasileira nos últimos tempos, com o restaurateur Rogério Fasano, homem a frente de um impressionante império de restaurantes e hotéis de alto nível. Foi publicada semana passada pela revista Veja e disponibilizada neste link. O jornalista Josimar Melo, crítico de gastronomia da Folha de S. Paulo, escreveu artigo comentando a entrevista e o fez na forma de contraponto equilibrado, que vale ser lido na sequência.

9 comentários:

  1. Oi Dudu!

    Não tinha lido o texto do Josimar ainda, que foi muito sensato sobre os gostos individuais. Mas a posição do Rogério Fasano faz dele o personagem que é, com toda importância e polêmica.

    Faz falta textos assim, que geram rebuliço e comentários, textos respostas e debates interessantes. Polêmicas assim são saudáveis, no meu ponto de vista.

    Abs,
    Gui

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gui!

    Concordo contigo! Se feita com respeito e responsabilidade, polêmica não faz mal a ninguém - pelo contrário!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Alô meu caro Girão,
    Tudo bem? Só fiquei sabendo deste entrevista através do seu blog! Gostei bastante da cutucada que ele deu no Josimar Melo ("Eu tenho resistência a programas de TV que mostram um crítico provando uma comida e dizendo: "Vocês não sabem como isso está bom". Acho um completo despropósito"). Aproveitando, você já viu o programa do Josimar chamado O Guia? Eu pessoalmente achei bastante pretencioso, esnobe, e com piadas que não funcionam (ele parece querer imitar o Anthony Bourdain a todo custo). Imagino que vc deve conhecer o artigo que o Rogério Fasano escreveu para o caderno Paladar, do jornal O Estado de SP (e depois, replicada em tudo que é veículo). Caso desconheça, segue um link que a reproduz: http://vejabrasil.abril.com.br/blog/de-origem-carioca/2008/11/minha-primeira-vez-por-rogerio-fasano/
    Abração, Rusty.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante este ponto de vista. Particularmente acho que não conseguiria colocar no nosso cardápio aqui no "Porta do Céu" nenhum ingrediente que não fosse verdadeiramente árabe. Releitura (PALAVRA MUITO USADA NA GASTRONOMIA DE HOJE) nada mais é que invencão daquilo que já existe e com uma pequena mudança em algum ingrediente.
    Penso que o mais certo seria usar tudo regional, seja lá de onde for. Se um restaurante é italiano, pra que usar temperos brasileiros, e assim por diante.....????.
    Porque não inventar ou reiventar usando coisas de cada país e região? A culinária está perdendo identidade, sabia? Internacionalizou geral.
    Enfim....cada um faz o que quer, principalmente com o objetivo de ser INOVADOR e fazer SUCESSO.
    Às vezes fico penalizada.
    Abração Du,
    Luciene Martins Rêgo

    ResponderExcluir
  5. Fala, Dudu! Lindo seu blog! Li a entrevista de pois de ver o post. Achei o sujeito inteligente e articulado; sabe expor seu ponto de vista com pertinência. Ele deixa, no entando, de mencionar o que a meus olhos de leigo é o pior modismo da gastronomia por aqui, que é a apropriação desonesta que muitas casas fazem do crescimento gastronômico, em uma tentativa de legitimar desmerecidamente preços absurdos. Obra de arte é uma coisa; a mera qualidade é outra, e não é mais do que a obrigação. E olha que de muitos restaurantes aqui de BH até a qualidade deixa a desejar. Um abração para você, meu amigo! Parabéns pelo trabalho, realmente um fruto de amor! Gulherme Lentz

    ResponderExcluir
  6. Guilherme,

    muito obrigado pela visita! Fico muito feliz e honrado! Volte sempre!

    Concordo com você no quesito obrigação. Andam chamando constantemente o "dever de casa" de "diferencial". Isso é um absurdo e o efeito a longo prazo pode ser tenebroso. Este blog milita contra isso, esteja certo!

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  7. Concordo com Rogerio...se quer alem de comer do melhor ingrediente, e ainda nem precisa pedir um vinho caro rs, ter a gloria, o prazer enquanto no salao do restaurante com os bonitos e famosos e nao saber o que significa couvert, nao vai la nao, voce nao pertence.

    ResponderExcluir
  8. O texto do Josimar sim faz muito sentido, e ele sabe criticar rsrs, pois eh muito inteligente e educado. Mas, Rogerio Fasano eh um "Italiano" a moda antiga,ele faz do jeito que sabe e protege seu lado devido ao sucesso encontrado. Mas o mais importante, eu digo, uma pessoa que nao tem um paladar apuradissimo, nao sabe o prazer de comer e beber bem. Mas quem adivinha se o debate eh sobre isso ou outra bobagem? Valeu abz Eduardo

    ResponderExcluir