quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A sobremesa mais copiada em Belo Horizonte



Bianca Aun/Divulgação

Zenilca e Ana de Navarro, mãe e filha que comandam o Tragaluz (Rua Direita, 52, Centro, 32 3355-1424 / 32 9968-4837), em Tiradentes, reclamam para o restaurante o título de local de nascimento da goiabada frita. Trata-se de uma memorável sobremesa, composta por fatia de goiabada empanada na farinha de castanha de caju e frita na manteiga, servida sobre "cama" de requeijão e com sorvete de goiaba. Uma espécie de Romeu & Julieta moderno. Simplesmente é a sobremesa mais copiada em Belo Horizonte - porque copiá-la em Tiradentes seria cara de pau demais... É impressionante! Se brincar, é possível encontrá-la não só em restaurantes, mas também em cafés e até naqueles bares um pouquinho mais sofisticados. "Goiabada frita", "goiabada na cama"... os nomes são os mais variados, mas a essência é sempre a mesma.

Já que todo mundo copiou, por que não fazê-la em casa? E nada melhor do que beber direto na fonte - afinal, ninguém até hoje apareceu para disputar a "paternidade da criança" com o Tragaluz. O mais difícil, acreditem, será achar um sorvete de goiaba à altura do que eles têm lá, feito pela sorveteria Monte Bianco, em São João del Rei. O restante é bem fácil. Confiram...

Goiabada frita

Ingredientes
1 porção
1 fatia de goiabada cascão
1 fatia de requeijão
castanha de caju triturada o quanto baste
½ colher (sobremesa) de manteiga com sal
sorvete de goiaba

Modo de preparo
Empane a fatia de goiabada cascão pressionando-a na castanha de caju triturada. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo com a manteiga. Coloque a goiabada empanada na frigideira e frite-a, trocando sempre de lado para que não queime, até que ela comece a derreter. Coloque o requeijão num prato e a goiabada frita por cima dele. Coloque o sorvete de goiaba ao lado. Sirva.

2 comentários:

  1. Olá Eduardo,

    também passei a acompanhar seu blog. Boas novidades da cidade, acredito, aparecem aqui.

    Aproveito para dizer que também sirvo esta sobremesa aqui no Hermengarda, desde a abertura. Mas a paternidade dela é sim da Zenilca e da Ana, querida amiga. Antes de incluí-la no cardápio fiz questão de ligar para elas pedindo autorização. Acredito que seja sim da Zenilca a paternidade desta delícia.

    Abraço e desejo de cada dia mais sucesso.

    Guilherme Melo.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Guilherme!

    Que ótimo receber sua visita e melhor ainda tê-lo como seguidor aqui! E é bom saber que temos em BH uma alternativa mais próxima que o Tragaluz no caso de querermos essa sobremesa!

    Sucesso para você também! Abraços.

    ResponderExcluir