quarta-feira, 12 de maio de 2010

O meu campeão



Outro dia fui convidado para ser jurado no concurso para eleger o melhor pão de queijo durante a feira MinasPão, realizada pela Associação Mineira da Indústria da Panificação. Foram uns oito concorrentes, se não me engano, entre pães de queijo bons, não tão bons e outros que passaram por mim sem deixar maiores lembranças. O meu preferido foi feito na padaria Mello Viana (Rua Itu, 1.171, Renascença), mas não foi o vencedor. É um pão de queijo com ervas secas e pimenta calabresa. Olha ele aí:


Pedi ao representante da casa, Jefferson Souza, que me enviasse a receita e ele muito gentilmente atendeu meu pedido. Criador e criatura:


Quem quiser tentar fazer em casa, que siga esses passos:

INGREDIENTES
600g de fécula
360ml de leite
300g de polvilho azedo
360g de queijo minas curado
120g de queijo parmesão
180g de ovos inteiros
60g de claras de ovos
120g de margarina
180ml de óleo de soja
30g de sal
1,5g de orégano e salsinha desidratada
1g de pimenta calabresa

MODO DE PREPARO
Coloque numa bacia o polvilho a fécula e misture. Coloque numa panela a margarina, o sal, o leite e o óleo e coloque para ferver. Após a fervura, despeje essa mistura (ainda fervente) sobre o polvilho e a fécula misturados. Misture continuamente com uma colher até a preparação ficar bem envolvida. Rale o queijo minas curado no lado grosso do ralador e o queijo parmesão no lado fino e reserve ambos. Quando a mistura estiver morna, coloque-a no bojo de uma batedeira com batedor do tipo gancho. Coloque os ovos e as claras aos poucos, misturando na velocidade lenta até formar uma massa compacta. Por último, acrescente o queijo minas curado ralado e a metade do queijo parmesão e misture. Acrescente a pimenta calabresa e as ervas secas (reseerve um pouco) e enrole mini pães de queijo. Passe-os no restante do queijo parmesão ralado e das ervas secas e leve ao forno preaquecido (250 graus) por cerca de 15 ou 20 minutos ou até dourar.

4 comentários:

  1. Me deu água na boca. Vou tentar reproduzir em casa.

    ResponderExcluir
  2. vem cá, pães de queijo é assunto sério. aqui perto da empresa tem um (desses tipo lanche, entende?) fantástico. às 16h30 sai a fornada da tarde!

    Dimas

    ResponderExcluir
  3. Dimas,

    combinemos, então, um bom pão de queijo aí nas suas redondezas qualquer dia desses.

    Abraços.

    ResponderExcluir