segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Carne de sol e adjacentes

Carne de sol, carne seca, carne serenada, jabá, charque... Você sabe qual é a diferença (e se existe realmente alguma) entre esses tipos de carne? Essas dúvidas sempre estão a rondar minhas matérias e verbetes do roteiro de bares e restaurantes e até hoje eu não havia me dignado a pesquisar o assunto. Eis que fui "presenteado" com o post de Neide Rigo sobre o assunto em seu essencial blog, o Come-se. Algumas informações ela trouxe também de uma aula da chef Mara Salles, em São Paulo. Na verdade vi que havia sido publicado em outro endereço essencial, o blog do Carlos Dória, o E-boca livre. Vale a leitura.

6 comentários:

  1. Oi Dudu!
    Você tem o livro "400 G - Técnicas de Cozinha", citado lá no blog Come-se? Queria saber se é bom.

    Abs,
    Gui

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gui!

    Vergonha, mas ainda não tenho esse livro na minha biblioteca... Me lembro de ter lido uma matéria a respeito na Folha, quando do lançamento do livro. Procurei aqui na internet e achei:

    http://trivialfenomenal.zip.net/arch2007-09-16_2007-09-22.html

    Levando em conta quem são os autores, tudo indica que o livro deve ser muito bom. Mas nada como folheá-lo para chegar às próprias conclusões, certo?

    Me conte depois.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Dudu,

    comprei o livro 400 g. Em princípio, me incomodou o fato de ter ilustração no lugar de foto. Depois vi que não faz tanta diferença e visualmente ficou mais bacana e diferente da maioria.

    Você tem uma verdadeira biblioteca de livros gastronômicos, então não sei se pra você ele seria novidade. Pra mim, ele será uma enciclopédia, uma fonte de consulta permanente, pois pra mim tem muita informação nova e relevante.

    Se quiser emprestado depois pra ver se vale a pena comprar é só me falar!

    Abs,
    Gui

    ResponderExcluir
  4. Mas a melhor carne é mesmo de Montes Claros (rsrsrsrs) e faltou algum comentário sobre a carne serenada, que foge do sol, que também, é um sonho de Montes Claros. Ah......e a manteiga de garrafa melhor mesmo é de Salinas, de onde se extrai do melhor requeijão. Um abração,
    Luciene Martins Rêgo

    ResponderExcluir
  5. Bom saber que o livro está às ordens, Gui! Muito obrigado. Da minha parte, te coloco a disposição o recém-chegado "Chef profissional", um catatau de 1.200 páginas editado pelo Senac.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Luciene! Estou te achando meio bairrista, hein?! Brincadeira! Abraços.

    ResponderExcluir