segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O macarrão das férias

Num estilo "Larica Total melhorado", desenvolvi durante meus últimos dias de férias uma receita de massa com o que tinha na geladeira. Como eram dias em que estava concentrado escrevendo a reportagem sobre minha viagem à Portugal (cercado por livros, anotações, fotos, folders, guias de viagem...), não podia ficar tempo demais na cozinha. Assim, surgiu isso:





Boca de leão (simpático e funcional esse formato de macarrão, hein?!) ao molho de tomate e linguiça, com toque de queijo minas e alcaparras à parte.

Você vai precisar de:
- macarrão (o formato que você quiser; escolhi o boca de leão porque ele retém melhor o molho)
- tomate pelati (lata)
- 1 dente de alho
- linguiça
- queijo minas
- alcaparras
- pimenta-do-reino
- sal

Use o bom senso para medir as quantidades, pois vai depender do seu gosto e de quantas pessoas vão comer.

Fiz assim:
Levei uma panela grande cheia de água ao fogo alto. Fatiei as linguiças na diagonal e levei-as ao fogo mínimo numa outra panela, menor. Não precisei usar óleo de espécie alguma, pois a própria gordura que se desprendeu delas cumpriu esse papel. Remexi constantemente. Poucos minutos depois, adicionei o alho descascado inteiro. Remexi mais durante alguns minutos e aumentei o fogo para o máximo. Quando as fatias de linguiça se apresentaram levemente douradas, adicionei o tomate pelati e remexi mais, soltando os famosos "sabores que ficam agarrados no fundo da panela". Esmaguei grosseiramente os tomates com as costas da colher, remexi novamente e, quando o molho começou a ferver, abaixei o fogo para o mínimo. Deixei cozinhando assim por uns 10 minutos, talvez - corrigi sal e pimenta-do-reino nessa hora. Enquanto isso, na água já fervendo da panela grande, cozinhei a massa até que ficasse al dente. Escorri, coloquei num prato fundo com queijo minas picado miudinho por baixo e cobri com o molho. Salpiquei mais um pouquinho de queijo minas miúdo por cima. Alcaparras a gosto por cima e fui almoçar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário