sábado, 24 de outubro de 2009

O homus do Porta do Céu



Há cerca de dois meses, quando estava cobrindo o Festival de Gastronomia de Tiradentes, pude finalmente matar minha curiosidade e conhecer o Porta do Céu, que foi aberto como bar e, em função da preferência dos fregueses pelas pedidas árabes, recentemente virou restaurante especializado nesse tipo de comida. De tudo o que comi lá, o que mais gostei foi o homus, a clássica pasta de grão de bico com tahine. É realmente excepcional.

A querida leitora assídua deste blog Luciene Rêgo, que comanda a casa com o marido, o egípcio Saad, nos deu a receita, à qual tomei a liberdade de acrescentar entre parênteses os pormenores que vieram num e-mail posterior.

Ingredientes
- 250 gr de grão de bico (hiper cozido, deixado de molho 12 horas, "cozidésimo" até desmanchar e amassado com garfo)
- 1/2 copo de tahine (puríssimo, made in qualquer lugar tipo Líbano ou Síria)
- 1 colher (chá) de pimenta síria moída
- 1 colher (chá) de pimenta-do-reino branca moída
- 1 colher (chá) de cominho moído (seu gosto é variável, dependendo do tempo em que foi moído e torrado. Às vezes a gente compra com um tempo de moagem e precisamos colocar uma quantidade maior para ter "aquele gosto")
- 1 cabeça de alho espremida
- suco de meio limão
- uma colher (sopa) de vinagre branco (aí mora o perigo... é sempre o branco, mas depende muito se for de álcool ou de arroz)
- azeite extravirgem (muito, muito)
- sal a gosto

Modo de preparo (ou comentário sobre)
Como vê, essa receita é de paladar e não porcionada. Não temos a medida exata de cada ingrediente. Vá misturando tudo, pacientemente, até chegar ao ponto de "estalar os beiços". Está pronto. Nunca vi na minha vida uma receita tão complexa. Já dei para um punhado de gente, muitas pessoas já viram fazer e nada... Aliás, quem faz, com a maior competência, é mesmo o Saad. O meu não chega aos pés do que ele faz... Hehehehe. É isto... O resto é com o paladar...

2 comentários:

  1. Nossa.........
    Esquecí de um detalhe de extrema importância: não pode faltar uma musiquinha árabe na hora do preparo. Dá mais cor e emoção..Juro.
    Zilhões de abraços,
    Luciene Martins Rêgo

    ResponderExcluir
  2. E o que mais tem lá em casa é música árabe da melhor qualidade. Conhece Anouar Brahem? É um tunisiano que toca alaúde e compõe algumas das músicas mais belas do mundo árabe. Vale a pena conhecer. Comece pelo disco "Astrakan Cafe" e depois a gente conversa.

    Muito obrigado pela receita!

    Abraços.

    ResponderExcluir