segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Braca X Braca

O colunista Mário Fontana nos informou em sua coluna de ontem que os proprietários do Braca, bar inaugurado recentemente em Lourdes (já comentei aqui e fiz matéria sobre ele), teriam recebido pedido do bar carioca Bracarense (no qual foi assumidamente inspirado) para que mudassem o nome da casa.

O que acham disso?

8 comentários:

  1. Ola Girão:

    Em princípio eu acho que pode ser até considerado um elogio alguém se inspirar em outro para criar algo semelhante(porem nunca igual). E sabidamente, nada se cria, tudo se transforma!

    Todavia, quando a inspiração se torna uma mera cópia ou uma aproximação exagerada(até no nome) acho legítimo que os proprietários da marca(ou idéia) reclamem. Afinal de contas trata-se de uma prestação de serviço e os clientes podem se sentir lesados e confusos quanto a esta proximidade.

    Acho que todos nós nos inspiramos em alguma coisa ou em alguém para criar algo, mas é preciso fazer isto com ética e bom senso.

    Abrahão

    ResponderExcluir
  2. Achei que era da rede. Não é?

    ResponderExcluir
  3. Abrahão,

    concordo com você. Aliás, como em tudo na vida, é preciso sempre dosar as ações pelo bom senso. Também acho que, no caso, a similaridade do nome pode causar certa confusão. Veja o comentário que foi deixado logo abaixo do seu!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo,

    não se trata de uma filial, como pode perceber. Mas a sua reação demonstra que é importante colocar esse tipo de fato em discussão, pois parece haver confusão no que se refere a relação entre o Braca e o Bracarense. Vamos ver no que vai dar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Oi Eduardo, bom dia. só hoje vi este assunto no seu blog.
    Na verdade, saiu no jornal O Globo, em Setembro, na coluna Gente Boa do colunista Joaquim Ferreira dos Santos (este q esteve no Braca e ADOROU)sobre anuncio que o Bracarense no Rio estava pedindo o nome Braca para eles. Tudo não passou de uma nota da imaginação de nosso amigo Joaquim pra realmente dar midia no negocio. Gostaria de avisar aos amigos que nunca o Bracarense do Rio entrou na justiça contra a gente do Braca. Não teria sentido nenhum. Bracarense além de ser nome das pessoas nascidas em Braga, Portugal é um sobrenome conhecido por aqui. Além do mais Braca é uma coisa e Bracarense é outra. Não vou negar que o NOME do meu bar foi uma inspiração ao bar do Rio, mas meus tira gostos e meu chopp são infinatamente melhores q o de lá. Temos um bolinho de Picanha maravilhoso que posso até ensinar a eles, não tem importancia nenhuma. Fora o ambiente do Braca daqui q é muito mais agradavel e aconchegante em relação ao de lá. Vou muito ao Rio e frequento bastante o Bracarense, apesar de gostar mais do Chico e Alaide. Gostaria de convidar vc e todos os seus leitores a uma visita ao bar e experimentar o nosso filet ao molho gorgonzola, e o nosso bolinho alemão(esse copiado fielmente do Alemão de Petrópolis) com um molhinho de mostarda que só o nosso Braca tem.
    Grande abraço, Lito Mascarenhas

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lito.

    Muito obrigado por ter participado dessa discussão e deixado as coisas mais claras para os leitores. Resolvi postar algo sobre isso exclusivamente para ver o que as pessoas pensam a respeito e jamais para duvidar de alguém. E aproveito para renovar meus votos de sucesso ao bar!

    Ando ensaiando uma visita a casa. Qualquer dia desses apareço lá!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Eduardo, estamos aguardando sua visita, um grande abraço e sucesso.
    PS. toda sexta, acompanho as novidades na cidade em termos gastronômicos através da sua coluna. Parabens, Lito

    ResponderExcluir
  8. Que bom, Lito! Obrigado! Pode deixar que logo mais apareço por lá! Abraços.

    ResponderExcluir