quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A língua ao vinho da minha mãe


Já faz um bom tempo que comi esse prato da foto. É a língua ao vinho da minha mãe, a melhor do mundo - falo da mãe e da língua, é claro! Pedi a ela que mandasse a receita, pois algo tão bom não pode ser conhecido por tão poucas pessoas. É por isso que compartilho com vocês essa receita. Se tiver ficado alguma dúvida, perguntem aqui e eu consulto minha mãe antes de responder.

Língua ao vinho

Mamãe usa
1 língua de boi
1 cebola média picada
3 dentes de alho bem picadinhos
4 tomates (bem maduros, sem pele e sem sementes)
Tempero de alho e sal a gosto
1 folha de louro
1 xícara (chá) de vinho tinto
Lingüiça calabresa em fatias finas
Batata a gosto
Cenoura em rodelas a gosto
Vagem a gosto
Cheiro verde a gosto
Azeitonas a gosto

Mamãe faz assim
Lave bem a língua, cubra-a com água e afervente em panela de pressão por mais ou menos 45 minutos. Apague o fogo e deixe esfriar um pouco. Retire a língua, despreze a água e puxe a casca (que já deverá se soltar com certa facilidade) - use uma faca para descascar as partes menos soltas. Feito isso, fatie a língua e reserve. Frite a linguiça calabresa na panela de pressão aberta (acho que dá para dourar as fatias sem óleo) e reserve. Na mesma panela coloque um fio de óleo e refogue o alho e a cebola. Acrescente o tempero de alho e sal, os tomates picados, o louro e deixe ferver até quase desmanchar, formando um molho grosso. Prove e retifique os temperos, se necessário. Junte a língua fatiada e mexa bem. Coloque o vinho e, depois de alguns minutos, acrescente um pouco mais de água até que a carne fique macia (use a pressão, se necessário). Quando a língua estiver macia, coloque a linguiça calabresa, a batata (crua), as rodelas de cenoura e a vagem e deixe cozinhar mais um pouco até que tudo fiquei no ponto de cozimento desejado. Na hora de servir, acrescente o cheiro verde e as azeitonas.

6 comentários:

  1. Oi Girão. Como vai? Estava navegando e achei seu blog. Muito legal. Vamos ver se lembra de mim... Eu fiz um breve estágio no Jornal EM no caderno de Cultura. Te ajudava com o roteiro de bares, lembra?? Sai de lá e fui editora-chefe em uma revista de alimentação, mas com a crise acabei saindo. Bom te achar na net e parabéns pelo trabalho. Bj. Juliana

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju!

    Claro que me lembro de você! Não bastasse sua ajuda providencial na atualização do roteiro, você o fazia com a maior simpatia e competência!

    E então, quais são as novidades?

    Volte mais vezes aqui no blog! Seja bem vinda!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Então, estou tentando entrar na área outra vez. Eu fiz um projeto muito legal. Uma revista de turismo para circular gratuitamente nos grandes hotéis. Fiz a boneca, fechei com 5 grandes hoteis em Curitiba, mão não consegui anunciantes. Estou indo sempre à Curitiba e não desisiti, quem sabe um dia minha revista não emplaca.

    Que bom que se lembrou.. rsr
    Forte abraço.
    Ju

    Ps. Mande lembranças para a turma do Em Cultura.

    ResponderExcluir
  4. Ju, claro que me lembro de você! Bom, apesar de saber que o panorama de nossa profissão é um tanto desanimador, te desejo toda sorte nessa empreitada. No que puder ajudar, me diga. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Girão, vc já foi ao Devassa? O que vc achou?

    ResponderExcluir
  6. Anônimo,

    ainda não deu para achar nada, pois o lugar anda entupido! Quando a poeira baixar, farei uma visita a casa e, em seguida, conto aqui no blog.

    Abraços.

    ResponderExcluir