quinta-feira, 30 de abril de 2009

O Sr. Pinot Noir



Arquivo pessoal

Para quem gosta de pinot noir (como eu), a noite da próxima quinta, dia 7, será imperdível. O francês François Labet, conselheiro de comércio exterior do país europeu e proprietário de vinícola na Borgonha (a terra do pinot noir), estará em Belo Horizonte para degustação de seus vinhos na Enoteca Decanter - com tradução simultânea. Ele é dono de duas propriedades por lá: Château de La Tour e Domaine Pierre Labet.

Suas duas terras ficam numa área de 450 hectares chamada Clos de Vougeot, dividida com outros 79 proprietários. O nome de François Labet é tido como referência quando o assunto é pinot noir. Para se ter ideia, o Château de La Tour foi erguido em 1890, mas a família de François está na região desde 1490! Com seis hectares de vinhas, é uma das mais importantes propriedades de Clos Vougeot.

E é mais do que digna de menção a participação do chef italiano Memmo Biadi, do Dona Derna, que executará pessoalmente os pratos do cardápio que criou especialmente para a ocasião. A sequência será a seguinte:

Crémant de Bourgogne Brut François Labet
Blinis com salmão defumado, creme azedo e caviar

Bourgogne Chardonnay Vieilles Vignes Dom. P. Labet 2006
Folhado de vieiras e velouté de alho-poró

Beaune Pinot Noir Clos du Dessus des Marconnets Dom. P. Labet 2006
Ravióli de queijo fontina ao ragu de cogumelo porcini

Beaune Pinot Noir Premier Cru Coucherias Domaine Pierre Labet 2006
Codorna recheada com foie gras sobre polenta trufada

A Enoteca Decanter fica à rua Fernandes Tourinho, 503, Savassi. O evento está marcado para a próxima quinta, dia 7, às 20h. Informações: (31) 3287-3618 e (31) 3221-6415. Valor: R$ 195 (individual).

Nenhum comentário:

Postar um comentário