sexta-feira, 24 de abril de 2009

Enquanto uns morrem, outros nascem

Foi curta a vida do restaurante Orai por nós. Aberto em outubro passado, teve suas portas fechadas recentemente. A proposta era para lá de ousada: cruzamento da técnica europeia com ingredientes mineiros num ambiente que, em pleno bairro Planalto, era puro luxo. Para se ter uma ideia, a casa era vizinha do bar Tropeiro do 13, no início da avenida General Olímpio Mourão Filho, a mesma que contorna o Parque Lagoa do Nado.

Os proprietários estudaram previamente a região e estavam certos de que ali havia demanda por uma casa como aquela. Um dos dados dava conta de que no Planalto existiriam 2,5 mil pessoas com renda acima de 15 mil. Alegaram que, abrindo o restaurante naquele endereço (e não na zona sul ou Pampulha), seriam os pioneiros da região. Afinal, onde comeriam os gourmets do local? Parecia o plano perfeito. Mas a turma deu com os burros n'água.

Mais três
Enquanto isso, a região compreendida pelos bairros Cruzeiro, Carmo, Sion e Anchieta continua fervilhando. Dois bares acabam de iniciar suas atividades por lá: Anastacia (ainda sem placa, ocupando o lugar do extinto Tatiara, no cruzamento das ruas Brás Cubas e Vitório Marçola) e Boi Preto (especializada em carnes na brasa, à rua Montes Claros, 395). Ambas a conferir.

E vem mais por aí: o Alambique (casa de música sertaneja na avenida Raja Gabaglia) abrirá quarta que vem espécie de filial no cruzamento das ruas Pium-I e Passatempo. Batizado de Alambique Butiquim Mineiro, ocupará o ponto onde cambaleou até recentemente o restaurante Capodarte. Terá comida no fogão a lenha, pão de queijo de hora em hora e a marca Germana representada não apenas pela cachaça, mas também pelo chope, que será lançado oficialmente mês que vem.

Imagine como ficará o trânsito na região, já um tanto complicado em função da ampla oferta de bares e restaurantes...

7 comentários:

  1. Dudu,

    Nem vou falar que estou surpreso com a qualidade na transmissão da informação, com a riqueza das indicações, com a beleza, limpeza e graça dos textos de suas postagens neste blog (que, aliás, li por inteiro numa só sentada), porque, como seu leitor assíduo no EM, já acostumado à qualidade de tudo que você escreve, estaria só jogando festim...

    O que me resta, então, é renovar meus sinceros aplausos pela iniciativa de se lançar à rede. Bravíssimo! Estou certo de que muitos leitores, assim como eu, se deliciarão com suas postagens...

    Vida longa ao Blog do Girão!

    Abraços,

    Pedro Nicoli

    PS: Espero que o trânsito infernal da Pium-í não impeça que você apareça por lá de vez em quando, hã?

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, Pedro! Suas palavras não apenas me deixam feliz, mas mostram que o caminho é esse. O blog nada mais é do que um espaço para que nós, amantes da gastronomia, possamos trocar informações e ideias.

    Ah, já estou tomando providências para arrumar um cabeçalho decente!

    Saúde!

    Eduardo

    ResponderExcluir
  3. Du, o Alambique Butiquim já está de portas abertas e no sábado eu estive lá conferindo!
    Estava lotado e eu até diria que como toda novidade em BH, mas isso não é regra geral, pois o mesmo não tem acontecido com o Anastácia, que parece apenas recolher o público excedente dos bares vizinhos.
    O cardápio do Alambique ainda é provisório e o atendimento tropeça um pouco nos passos inaugurais, mas no geral gostei e achei o ambiente agradável! Pessoalmente acho ruim que os coquetéis fiquem restritos à ditadura da cachaça, mas é a proposta da casa, c'est la vie!

    ResponderExcluir
  4. Oi Eduardo,
    parabéns pelo blog!
    Ótimas dicas para quem gosta de comer bem em Belo Horizonte.
    Abraços
    Clarice Mendes

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, Clarice! Desculpe-me pela falta de um cabeçalho decente e bonito! Estou providenciando, ou melhor, tentando providenciar! Abraços,

    Eduardo.

    ResponderExcluir
  6. Eduardo, que tristeza ver o Orai por Nós fechado! Estou a procura de um bom restaurante para meu casamento. Vc tem uma dica? Gostei muito do La Victória, mas lá é salgadinho né?$$?
    Abraços,
    Paula
    paula_emanuelle@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Paula,

    O OpN foi realmente fechado e a partir do dia 20 deste mês o imóvel passará a abrigar o restaurante Matusalém, que sairá da avenida Portugal, não muito longe dali. Ouvi dizer que o chef Matusalém está procurando ponto para abrir filial no Sion. Vamos aguardar.

    Sobre o seu casamento, sugiro que tome conselhos com quem é do ramo, pois não estou por dentro da realidade do setor. Boa sorte!

    Abraços.

    ResponderExcluir