Estão aí as receitas que a Denise me pediu no post anterior. Acabei conseguindo as duas do extinto Bistrô do Mauro Marcelo, que ficava no condomínio Vale do Sol, em Nova Lima. Jornalista competente, cozinheiro de mão cheia e profundo conhecedor de vinhos (e cachaças!), Mauro, que é mineiro, atualmente mora em São Paulo, onde trabalha como editor da revista Gula. O bistrô dele deixou saudades por aqui. Ainda bem que dá para matar um pouco delas sem muito esforço com essas duas delícias.
Cappuccino de funghi
(4 porções)
Ingredientes
50g de funghi seco chileno
1 copo de água morna
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de alho picado
500ml de caldo de legumes
500ml de creme de leite fresco
1 colher (chá) de salsinha picada
sal
pimenta-do-reino
1 colher de sopa de maisena diluída num pouco de água
Modo de preparo
Lave bem o funghi e coloque-o na água morna, deixando hidratar por pelo menos 20 minutos. Escorra-o e reserve a água resultante. Numa panela, coloque a manteiga e o alho e deixe-o ficar quase dourado. Feito isso, adicione o funghi, a salsinha e a água da hidratação. Tempere com sal e pimenta-do-reino e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos. Junte o caldo de legumes e o creme de leite e cozinhe por mais 10 minutos em fogo baixo. Deixe amornar e bata tudo no liqüidificador. Volte com o creme à panela, corrija o tempero (se necessário) e junte a maisena diluída, mexendo bem. Sirva em xícaras de chá ou em ramequins, com torradas.
Sopa de brie com massa folhada
(4 porções)
Ingredientes
200g de queijo brie
500ml de leite
500ml de creme de leite
sal
pimenta-do-reino
noz moscada
massa folhada (pode ser da congelada)
1 gema de ovo
Modo de preparo
Corte o queijo em pequenos pedaços e coloque-os numa panela, junto com o leite e o creme de leite. Cozinhe em fogo brando até o queijo derreter – cuidado para não deixar a mistura levantar fervura e derramar. Passe o líquido resultante por uma peneira (ou coador) e descarte a casca do queijo. Devolva o líquido à panela, tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada e deixe reduzir até ficar cremoso. Coloque cada porção em um ramequim e, por cima, um quadrado de massa folhada suficiente para cobri-lo. Ajeite as bordas cuidadosamente e pincele a massa com a gema de ovo. Leve ao forno preaquecido na temperatura máxima e deixe a massa folhada dourar. O efeito gradual do calor formará uma cúpula de massa sobre o ramequim. Retire do forno e sirva imediatamente.
Hot Take: Pumpkin Pie Is Good
Há 16 horas
Esse cappuccino de funghi deve ficar muito gosto recheando um conchiglioni...
ResponderExcluirAh, e achei ótima ideia publicar receitas de grandes chefs no blog. Não que ele precise caminhar para esse lado, mas de vez em quando ajuda a gente a ter inspiração para os fins de semana.
Abraços e parabéns pelo blog!
Pois é, Gui! Esse cappuccino o Mauro servia numa xícara pequena de café para dar boas vindas aos que chegavam. Era realmente muito bom. Já a sopa, era uma entrada. Essa também vale a pena testar em casa - e nem parece muito difícil.
ResponderExcluirSim, sempre que eu tiver receitas bacanas por aqui, postarei para a gente aproveitar!
Obrigado pelos parabéns! Vamos em frente! Abraços,
Eduardo