segunda-feira, 27 de abril de 2009

Queijos, embutidos e Claude Troisgros no Gomide

O restaurante Gomide reformulou recentemente seu cardápio. Alguns clássicos da casa foram mantidos e os pratos novos seguem a linha adotada desde o início: comida variada, com ênfase nas bases tradicionais europeias e pouca experimentação. A cozinha continua sob o comando do competente chef China, que já passou por importantes casas da cidade. A área nos fundos do imóvel, que antes servia de estoque, agora abriga peixaria, centralizando o recebimento de peixes e frutos do mar tanto para o Gomide, quanto para o Atlantico, cujos donos - Tomaz Gomide e Marcos Calmon - são os mesmos.

Talvez o mais notável seja o investimento em ingredientes, tendência sinalizada previamente com a introdução de carta de azeites da Spazio d'Olivo no restaurante. A começar pelas degustações de queijos e embutidos, disponibilizadas há pouco tempo. Na primeira, estão os queijos manchego (feito com leite de ovelha, suave e de sabor levemente adocicado; Espanha), saint-agur (cremoso, feito com leite de vaca e mais suave do que outros "azuis", como o roquefort; França), brie (França) e fol epi (o mais interessante entre os quatro, feito a partir de leite de vaca e com sabor que remete vagamente a trufas; França).

Os embutidos, artesanais, são da Frigor Cinque, em Cotia (SP). Destaque para a sopressatta, salame com pimenta-do-reino em grão. A casa também passou a trabalhar com a boa mussarela de búfala da La Bufalina. Entre as outras novidades, quinua, hadoque, filé mignon de cordeiro e algumas massas com preços mais em conta. É provável que em breve a casa ofereça mais pratos novos, visto que Tomaz acaba de retornar, bastante animado, de viagem por Londres, Paris e interior da França. Já adiantou que pretende servir pernil de cordeiro fatiado com favas, que andou comendo por lá.

Ele também aproveitou para confirmar a data do festival de Claude Troisgros: 26 e 27 de maio, no Gomide. O cardápio, que já foi definido, devo conhecer em breve. Mostrarei aqui assim que o tiver em mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário