quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A ditadura do açúcar

Há não muito tempo publiquei aqui um texto sobre minha segunda visita ao Piacenza. Lá no final, louvei a competência do chef Américo Piacenza ao criar uma sobremesa que não fosse açucarada demais. Era uma compota de manga com gengibre, sorvete de tapioca e lascas de coco. Uma beleza! Ando com esse assunto (a dificuldade dos chefs se libertarem dos grilhões do açúcar) na cabeça, pensando seriamente em fazer uma matéria logo mais para o Divirta-se. Se alguém souber de outros casos de sobremesas boas e pouco dependentes de doses industriais de açúcar, me comunique, por favor. Coincidentemente, Carlos Alberto Dória anda se ocupando do mesmo assunto nos últimos posts de seu blog. Vale dar uma conferida.

5 comentários:

  1. Du, vc sabe que eu não como doces, mas quando ainda comia experimentei um que deve constar da sua lista! Aliás, comi junto com vc lá no Amigo do Rei, esqueci o nome... Como é mesmo? Digno de entrar na lista dos deliciosos e pouco açucarados!

    ResponderExcluir
  2. Ranghinack! Ótima lembrança, Bê! Sem falar que a expressão "molho sólido", que está na sua descrição do cardápio, já um convite aos curiosos.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Du!

    Como eu te disse, ando sumido dos comentários por problemas tecnológicos (ignorância mesmo), mas a leitura continua assídua, e os parabéns renovados em cada post.

    A propósito deste último post, sou super a favor das sobremesas pouco açucaradas.

    Me vêm à mente algumas memórias pouco doces e muito saborosas, como aqueles docinhos árabes de nozes, castanhas, pistache, feitos com aquela massinha que parece (ou é?) macarrão cabelo de anjo.

    Isso prá não falar nos sorbets puxados mais pro azedo, que me arrebatam sempre.

    Ou mesmo uma frugal fatia de abacaxi com raspas de limão...

    Abraços procê e pra Paulinha.

    Pedro

    ResponderExcluir
  4. Pedro,

    existem doces árabes e doces árabes. Muitos deles são realmente açucarados. Outros não. Digo isso porque tive a felicidade de experimentá-los trazidos direto do aeroporto de Beirute, no Líbano. Amigos me presentearam com uma belíssima caixa de baklavas, deliciosas e nada açucaradas. Um desbunde! Sobre os sorbets: é preciso certo cuidado, pois alguns tem na acidez do limão/maracujá/abacaxi disfarce para grandes quantidades de açúcar. Como não leva leite, manteiga, nem creme de leite, o sorbet requer açúcar e outros ingredientes para ganhar consistência. Pelo menos na maioria dos casos é assim.

    Vê se aprende a comentar, ora pois!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Ééééé, Ranghinack! Voltei aqui pra ler, sabia que você ia lembrar! O nome eu tinha esquecido, mas o sabor é inesquecível, viu? Se me ocorrer mais alguma delícia pouco melada... voltarei a postar!

    ResponderExcluir