sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Embutidos, arte portuguesa

Os portugueses realmente são artistas no que fazem. Tanto que da minha viagem para a terrinha, em junho deste ano, trouxe uma porção de especialidades. Frutos do mar enlatados, flor de sal, vinhos, licores, embutidos, azeite, azeitonas... A maioria já provei. Hoje, por exemplo, experimentei o chouriço de porco preto, a linguiça que os lusos fazem basicamente com a carne do porco preto alentejano, alho e condimentos como o chamado "pimentão da horta", que, ao que parece, é uma espécie de massa de pimentão. É ela que confere essa cor avermelhada ao "enchido". Vejam:


Para ler o que está na etiqueta, basta clicar na foto para ampliar a imagem. Recentemente provei o chouriço de vinho de Barrancos e descrevi essa árdua tarefa neste post, que também tem informações sobre a empresa que fabrica esses dois embutidos (Barrancarnes, com a marca Casa do Porco Preto), o porco preto e denominações de origem portuguesas.

A textura de ambos os embutidos é igual, já em relação a aroma e sabor, as diferenças são grandes. Talvez o aroma do chouriço de vinho seja um tanto mais agressivo, bem como seu sabor, no qual se nota certa (agradável) acidez. A gordura é uma maravilha, derrete na boca, preenchendo-a com muito sabor. Ela parece minar só de cortar rodelas finas e deixá-las expostas ao tempo por alguns minutos.

Agora só me resta uma farinheira pela frente.

3 comentários:

  1. Valiscon Tripas Naturais e Condimentos
    Rua JK, 1.225 - Castelandia
    Primavera do Leste - MT
    Fone: 66 8442 3203 / 9606 9988 / 3497 1108
    Skype: Valiscon
    Msn: williamdodh@hotmail.com
    Site: www.valiscontripas.com

    ResponderExcluir
  2. Os enchidos de Estremoz da empresa SEL são bem melhores, são feitos á moda portuguesa, www.sel.pt

    esses infelizmente ja são praticamente confeccionados á moda Espanhola...

    ResponderExcluir
  3. Anônimo,

    como consumidor dos embutidos da Casa do Porco Preto e apreciador de tudo o que diz respeito a gastronomia portuguesa, gostaria que me explicasse as diferenças entre as produções das duas marcas. Espero que volte aqui para ler esta resposta minha.

    Abraço.

    ResponderExcluir