sexta-feira, 19 de junho de 2009

Leitão do Luiz em BH

Quem acompanha o festival de gastronomia de Tiradentes sabe que o evento tem suas "marcas registradas": o leitão do Luiz, a paella na praça, o costelão no fogo de chão... São eventos que tradicionais, realizados ano após ano e que costumam atrair grande público. No último domingo deste mês, dia 28, Luiz Ney, o autor do famoso leitão da pousada Villa Paolucci, vai preparar essa especialidade na recém-inaugurada pizzaria Antoine (Rua Cláudio Manoel, 778, Savassi, 31 2526-0608). Boa oportunidade para quem não conhece ou deseja matar as saudades do porquinho que é feito seguindo receita peculiar.


Marcílio Gazzinelli/Divulgação
O que chama mais a atenção no modo de preparo do leitão do Luiz é a maneira como é pururucado. O efeito crocante da pele é obtido com a aproximação de um bastão de cerâmica aquecido a 800ºC. O calor intenso faz a pele pipocar na hora. A engenhoca foi desenvolvida pelo próprio Luiz, provavelmente inspirado pelo modo como o avô obtinha esse resultado quando preparava leitão à pururuca em sua fazenda em Capela Nova, aproximado o leitão de um braseiro forte. Me parece que o pururucador já foi até patenteado!

O almoço que Luiz vai preparar em BH terá o leitão à pururuca como destaque, precedido por petiscos (torresmo, mandioca frita, lingüiça e pães) e servido com salada, arroz, feijão tropeiro, tutu de feijão e couve. Para sobremesa, torta romeu e julieta, pé de moleque mole e doce de leite com queijo. R$ 70 por pessoa.

9 comentários:

  1. Dudu,

    Comentário de um leitor culpado, que sempre lê e nunca comenta: o blog está cada dia melhor! Parabéns!

    Abraço,

    Pedro Nicoli

    PS: Boa viagem, ora pois!

    ResponderExcluir
  2. Dudu,

    vi que o Carlos Dória colocou um trecho da sua entrevista com o Rodrigo Oliveira no blog dele e também o link do seu blog.

    Parabéns, mais que merecido!


    Abs,
    Gui

    ResponderExcluir
  3. Oi, Pedro! Estou de volta! Começarei em breve a postar capítulos da minha viagem aqui no blog. Assim, vamos colocando o assunto em dia! Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gui! Pois é! Ser citado no blog dele e fazer parte dos "links camaradas" é uma honra enorme! Obrigado. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Nuh.. que leitão enorme!
    Seu blog é bem legal! Abço

    ResponderExcluir
  6. gostaria de saber se o sr tem interesse em comprar leitões. Patrícia. (31) 3415-6325

    ResponderExcluir
  7. Patrícia,

    por enquanto não tenho interesse, mas é bom ter seu contato. Manterei seu post aqui para quem se interessar, ok? E fale um pouco sobre o seu trabalho com leitões aqui para que os leitores (e eu) fiquem sbendo melhor do que se trata.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Quanto vale um pururucador , como comprar

    ResponderExcluir