sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A onda vintage dos hambúrgueres



Ontem saiu no caderno Divirta-se matéria minha sobre a mais nova hamburgueria da cidade, a Burgueria Original (Avenida Fleming, 212, Ouro Preto; 31 3498-1188). Alguém já esteve lá?

Tanto na matéria como na minha coluna na rádio Guarani, comentei sobre certa tendência seguida por grande número de casas especializadas em hambúrguer no país: a aposta no ambiente retrô, no clima anos 1950. Já repararam? O Eddie Fine Burgers é assim e há uma outra casa (que não conheço ainda) na Sagrada Família que me parece usar a mesma estratégia, pois se chama Anos 50 Sanduíches. Me corrijam se eu estiver errado.

Existe mais alguma nesse estilo aqui na cidade? Em São Paulo sei que são várias. Será que teremos uma nova onda gastronômica, mais ou menos como aconteceu com os temakis? Se as próximas hamburguerias retrô vierem cada uma com seu hambúrguer de produção própria, caso do Eddie e da Burgueira, já será um ótimo começo.

Ah, o sanduíche da foto acima é lá da Burgueria. Quem desenvolveu o cardápio da casa foi o chef Adriano Santos, atualmente à frente do Haus München e do Albano's. O hambúrguer (receita dele) da casa leva carne bovina (patinho), linguiça calabresa defumada e pernil suíno. Pelo que me recordo do sabor do sanduíche do Eddie, imagino que sejam receitas bem diferentes. E essa variedade de ofertas é ótima.

10 comentários:

  1. Eduardo, na última vez que estive do Eddie comi um hamburguer muito chinfrim, parece que reduziram o tamanho do pão e da carne. Enfim, apesar de adorar hamburguer, acho caro para o que é (ou tem sido ultimamente). De repente novas casas darão um gás maior na concorrência. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá meu caro Girão,
    A Av.Fleming, pelo jeito, vem se transformando num polo gastronomico. Dia desses vou lá checar tais estabelecimentos.
    Mas estou dando uma passada por aqui para lhe indicar o post que o Luiz Americo do Estadão fez sobre a hamburgueria do Sujinho (http://blog.estadao.com.br/blog/luizamerico/?title=a_contabilidade_do_hamburguer&more=1&c=1&tb=1&pb=1): hamburguer a R$ 3,20 em SP (e, segundo ele, de qualidade) é realmento algo impressionante, né?!

    ResponderExcluir
  3. Nossa!!
    Estou me deliciando com seu blog!

    Descobri hoje, procurando notícias sobre a Burgueria Original. Sou de BH, mas atualmente resido em São Paulo, onde há hamburguerias de excelente qualidade. Fiquei bem feliz com a abertura dessa nova casa em BH. Acho que a cidade precisa de mais opções de hamburguer de "melhor nível". O Eddie's é praticamente um monopólio e me parecem muito acomodados. A qualidade caiu desde a inauguração, o cardápio é o mesmo, sem novidades, rígido. Adoraria que surgisse uma nova moda de hamburguerias, mas como ela é lá na Pampulha, acho que não será ainda a concorrência do Eddie's, que vai dar uma mexida no mercado. Bom, de qualquer forma, acho excelente novas opções gastronômicas fora da Zona Sul, gosto de ver a Fleming tomando essa vocação.

    Bom, quanto ao blog, já estou há mais de uma hora zanzando pelos posts. Leio suas matérias no EM quando vou a BH, mas o bom do blog é ter esse monte de informação junta, de forma mais informal. Já estou fazendo altos planos gastronômicos com as dicas daqui! Mal posso esperar para voltar a BH.

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Adrina!

    Que péssimo, hein? Faz tempo que não vou ao Eddie para poder comentar isso com você. Sabe que às vezes penso que é melhor pagar mais caro pelo hambúrguer do que ter a desagradável impressão de estar pagando a mesma coisa por algo inferior? Ao menos, ficaria mantido o padrão. E a confiança, a fidelização do cliente? Como fica?

    Certamente uma concorrência nessa área seria uma ótima! Vamos torcer.

    Já tentou fazer seus hambúrgueres em casa? Já que você gosta tanto, deveria tentar. Ficam imbatíveis!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rusty!

    Pois é, a Fleming é um fenômeno! E soube de um bar que está prestes a ser inaugurado por lá: se chama Botequim Ouro Preto ou algo do gênero.

    Li esse post do Luiz Américo também. R$ 3,20 é um valor duvidoso, mas acredito que ele seja fonte confiável, o que torna esse tal hambúrguer um achado. Ainda mais se for de produção própria.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bruno!

    Muito obrigado pela visita e pelos elogios. Sim, também acredito que a abertura de uma nova casa naquela área tem vários pontos positivos. Será ótimo para os moradores e para os apreciadores de hambúrguer de forma geral. Poderá estimular uma concorrência saudável também. Todos saem ganhando. Na verdade, nunca acreditei nesse negócio de conrrência. Ninguém vai aos mesmos lugares sempre, concorda? Há rotatividade. E alguns donos de bares e restaurantes parecem não entender isso. O fortalecimento do cenário é bom para todos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. OI, Eduardo, acho que minha resposta à sua resposta não "caiu" aqui... eu tenho feito meus hamburgueres em casa, com pão também caseiro, e gostado bastante do resultado. Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Você tem que experimentar os sanduíches do ' le gusta'. Gosto muito, excedo da batata chips que me parece industrial.
    Fica naquele quarteirão fechado da Sergipe.
    Dê uma passada!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Adrina!

    Que bom que tem conseguido fazer hambúrgueres em casa. Você está levando a coisa a sério mesmo, hein?! Está fazendo até pão! Realmente dá muita diferença. Faz tempo que não me arrisco a prepará-los em casa, mas ando pensando seriamente no assunto. Porém, antes disso estou encucado em fazer meu próprio steak tartar por aqui. Quem sabe depois dele o hambúrguer sai...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Ela,

    o hambúrguer do Le Gusta é artesanal? O quarteirão de lá é aquele entre Contorno e Fernandes Tourinho? Vou experimentar.

    Ah, se não estiver enganado, o hambúrguer do Café com Tango (primeiro quarteirão da rua Marília de Dirceu, em Lourdes) também é artesanal. Já provou?

    Abraços.

    ResponderExcluir