terça-feira, 14 de julho de 2009

Novos sabores brasileiros em Mauá



Yuca Gourmet/Divulgação

Outra inauguração recente foi a do Yuca Gourmet, em Visconde de Mauá (RJ), divisa com Minas Gerais. O restaurante, dedicado sobretudo a reinterpretação da cozinha brasileira (o que inclui ingredientes e receitas), é comandado pelo jovem casal de chefs Dalton Rangel e Mariana Palmeira. Para quem ainda não associou o sobrenome dele a cidade: Dalton é filho da Mônica Rangel, talentosa e competente chef do ótimo Gosto com Gosto, apontado há anos pelo Guia Quatro Rodas como o melhor reduto de comida mineira no país - pois é, ele fica a 200m da fronteira de Minas com Rio, mas do lado fluminense... Estive lá uma única vez, durante o tradicional festival gastronômico do pinhão, e pude comprovar: ela é mesmo muito boa de cozinha! Me lembro de ter trazido para casa várias linguiças ótimas que ela faz lá no restaurante. Sem falar no marido dela, o Cláudio, apaixonado por cachaças e uma simpatia de pessoa! Tudo deixou saudades.

Voltando ao Yuca Gourmet: Dalton e Mariana se conheceram no reality show gastronômico Super Chef, comandado pela Ana Maria Braga, na TV Globo. Ambos chegaram perto de vencer, mas foi o belo-horizontino Henrique Gilberto quem levou a melhor. Mas Dalton fez bonito e ficou em segundo lugar, impulsionado por uma receita de bacalhau que foi aprovada por unanimidade: lombo do peixe confitado com cebola pérola e batata calabresa, guarnecido com purê de abóbora, farofa de broa e emulsão de pimenta biquinho.

O prato está no cardápio do Yuca, bem como uma série de outros pratos que parecem deliciosos, como ragu de rabada com nhoque à romana e pesto de orapronóbis; turnedô de filé mignon de sol em crosta de pinhão ao molho béarnaise acompanhado por musseline de mandioca e queneles de banana da terra; e risoto de carne seca com abóbora e castanha de caju servido na mini abóbora. Além de outras sabores locais, o que inclui receitas com truta, cogumelos e fondue, já que o frio da região convida. O restaurante fica na Rua Wenceslau Braz, 136, em Visconde de Mauá (24 3387-1108). Ao que parece, bem próximo do Gosto com Gosto - mamãe deve ficar de olho!

Ah, yuca quer dizer mandioca - em língua indígena?

Boa sorte ao casal!

2 comentários:

  1. Amei os elogios ao Gosto com Gosto e a mim pessoalmente!!!!Voce é demais!!Espero por você no Gosto e no Yuca, que ficam um colado ao outro, ou seja, estou de olho, embora não precise.
    Beijos
    Mônica Rangel

    ResponderExcluir
  2. Que honra ser visitado por você aqui, Mônica! Pois é, o Gosto com Gosto deixou muitas boas lembranças! Incluindo as linguiças, que, por incrível que pareça, não são fáceis de achar aqui em BH - me refiro às de qualidade excepcional, é claro!

    Fiquei curioso em relação ao Yuca. Espero poder conferir o trabalho da dupla em breve! Transmita meus parabéns e votos de boa sorte aos dois!

    Abraços.

    ResponderExcluir