segunda-feira, 20 de julho de 2009

A flor de sal brasileira

A chef Rosilene Campolina nos informa que todas as lojas gourmet da rede de supermercados Super Nosso, em Belo Horizonte, estão vendendo flor de sal produzida no Brasil. Para quem ainda não conhece: são chamados de flor de sal os cristais de sal marinho retirados manualmente da superfície das salinas. Um dos mais apreciados é o sal de Guérande (fleur de sel de Guérande), cujos cristais são recolhidos na cidade francesa de mesmo nome. Sua textura crocante, porém delicada, e seu sabor sutil o fazem um ingrediente precioso na finalização das mais variadas receitas - incluindo sobremesas!



Cimsal/Divulgação

Eu já havia ouvido falar da flor de sal brasileira ano passado, mas ainda não tinha visto à venda nem ouvido nenhum chef daqui falar a respeito. Quem produz é a Cimsal, empresa com sede em Mossoró (RN) e que atua em salinas do Rio Grande do Norte e Ceará. Parece que a "embalagem gourmet" (pote de 150g) começou a ser vendida recentemente por aqui. Ótima notícia! Ainda não experimentei essa versão brasileira, mas tenho visto bons comentários sendo feitos por blogueiros brasileiros da gastronomia.


Pena que a notícia coincidiu com dois "mimos" que o chef português Vitor Sobral me fez colocar na mala quando voltei de Lisboa, mês passado: um pote da ótima flor de sal portuguesa (sim, eles têm sua a própria!) e um saco de sal marinho tradicional recolhido à mão. Os dois vêm do Parque Natural da Ria Formosa, no Algarve, extremo sul do país, quase na fronteira com a Espanha. A saber: os que ganhei são da empresa Necton. De toda forma, assim que avistar um pote da nossa flor de sal nordestina, trarei para comparações em casa.

4 comentários:

  1. A Flor de Sal Brasileira é simplismente fantástica. Provei e aprovei.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Herbert.

    Ainda não experimentei a nossa flor de sal, pois preciso acabar com um belo pote de flor de sal do Algarve que ainda reina na despensa lá de casa. Mas vou prová-la assim que possível.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. A flor de sal Brasileira tem adição de IODO para ser aprovada pela ANVISA.

    ResponderExcluir
  4. Girão, faço questão de lhe presentear com 1 pote da iguaria, assim vc mesmo poderá comprovar porque a nossa Flor de Sal Brasileira ganhou o concurso "às cegas" da revista Prazeres da Mesa, deixando para traz a flor de sal de Guérande e a de Algarve. Abração, Rosilene de Lima Campolina, consultora gastronômica do portal Chefachef.com.br

    ResponderExcluir