quinta-feira, 16 de julho de 2009

Cerveja Bauhaus: alguém já tomou?






Bauhaus/Divulgação

Hoje de manhã topei com uma garrafa de cerveja que ainda não havia visto: Bauhaus. Alguém já experimentou? Trouxe uma comigo, para posterior apreciação. A garrafa é aquela baixinha e gordinha de 600ml e o rótulo, dourado e preto. O rótulo do verso tem texto grande, mas não muito explicativo. Não informa, por exemplo, onde fica a Cervejaria Premium, na qual é produzida. Para descobrir algo além do "Indústria brasileira", tive de contornar a tampa com os olhos para saber que ela é feita em Frutal (MG).

Corri ao Google para informações preliminares e encontrei avaliação da Bauhaus no ótimo blog do cervejeiro Edu Passarelli, que informou a presença de corante caramelo na fórmula. No rótulo da garrafa que comprei, não há menção alguma a respeito e post dele data de fevereiro do ano passado. Não é prudente concluir por conta própria sobre o porquê dessa informação ter sido retirada, mas há pistas no comentário anônimo deixado no mesmo post - parece ter sido escrito por alguém da cervejaria. O site Brejas também exibe comparação de avaliações e teste cego nos quais a Bauhaus foi incluída. No teste (12 rótulos brasileiros de pilsen premium), ela ficou em primeiro lugar.

Fui, então, ao site oficial da marca, que, como o rótulo, é pobre em informações. Continuei sem saber de onde vem a "mais cristalina água", quais são os "dois lúpulos importados da Baviera", qual é esse "fermento proveniente do maior centro cervejeiro em Munique" (e que centro é esse?) e mais especificações sobre os "100% de maltes especiais". Sem falar no porquê de a Cervejaria Premium ser citada como "uma das mais modernas fábricas do Brasil". A princípio, não duvido de nenhuma dessas afirmações, apenas quero ser informado. Por fim, uma mancada no rótulo: esqueceram de incluir o fermento na descrição dos ingredientes; consta apenas água, malte e lúpulo!

No final das contas, resta saber sobre a qualidade do que está dentro da garrafa, mas é preciso que o fabricante cuide desses "detalhes", afinal, trata-se de um produto especial, destinado a público (teoricamente) mais exigente e bem informado.

10 comentários:

  1. Eduardo, eu e minha noiva experimentamos a Bauhaus em março deste ano. Não achamos nada extraordinária. Eu mesmo ainda prefiro a Bohemia, mas eu tenho a impressão de que não demos muita sorte na nossa garrafa. Nós publicamos nossas impressões no nosso blog, o Rei de Copos (http://www.reidecopos.com/2009/03/bauhaus-premium.html). Passa lá e nos conte também o que você achou. Um grande abraço, Gustavo.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gustavo.

    Muito obrigado pelo relato. O blog está bacana. Parabéns! Vou acompanhar. Assim que experimentar a Bauhaus, mando notícias. Volte sempre! Abraços.

    ResponderExcluir
  3. OI EDUARDO,conheço profundamente esta cerveja e posso afirmar que a receita segue os mesmos padrões das cervejas das regiões da baviera! éuma cervejapremium com 100% de malte e 100% de pureza pra quem gosta de cerveja forte vale a pena experimentar,seria um grande pecado compara-la a BOHEMIA! forte abraço!!

    GANZELA

    ResponderExcluir
  4. Ganzela,

    tudo isso que você está me dizendo deveria ficar claro para o consumidor na hora em que está analisando a garrafa nas mãos para decidir se vai comprá-la ou não. Entende? Produto especial requer esse tipo de cuidado com as informações. Do contrário, cai na vala comum. Ainda mais num país como o nosso, onde a evolução do gosto está em franca evolução.

    Obrigado pela visita e volte sempre!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Poxa vida... e eu comprei uma dessa por acaso. Vou ser obrigado a abrir daqui a pouco, quando chegar do trabalho!
    Obrigado pelas informações!

    Abraço!

    Jorge

    ResponderExcluir
  6. Tomei essa cerveja em Pipa-RN, e foi uma grata surpresa...ótima cerveja, realmente um pecado comparar com a Bohemia...a Bohemia é uma boa cerveja, mas a Bauhaus é bem superior!

    ResponderExcluir
  7. Comparar a Bauhaus com a Bohemia é no minimo um sacrilégio, rs. Talvez o Gula tenha tido o azar de ter comprado alguma de um lote em má conservação de armazenamento. É uma cerveja maravilhosa, ainda mais se compararmos com as péssimas colocadas no mercado pelas Inbev. A Bohemia deixou de ser uma excelente cerveja há muito tempo atrás. Infelizmente a Inbev conseguiu a façanha também de acabar com a ótima Serra Malte. É muito triste isso.

    ResponderExcluir
  8. Não vejo "sacriléjo" algum comparar a Bauhaus com a Bohemia. São cervejas do mesmo tipo, só que uma tem mais malte que aoutra. Ambas com aditivos quimicos só que a Bauhaus não leva cereal não maltado como a Bohemia. Simples, da pra comparar sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um sacrilégio sim! A diferença é enorme. Não só pelo fato da Bauhaus ser puro malte, mas por se tratar de uma cerveja incomparavelmente melhor e mais incorpada que a Bohemia. A Bohemia, por sinal, está muito ruim.

      Excluir
  9. experimetei uma bauhaus hoje e achei muito boa
    cerveja encorpada e de sabor exelente

    ResponderExcluir