domingo, 29 de março de 2009

MaRRRavilha!

Márcia Alves/Divulgação



O chef Claude Troisgros vem aí. Em maio, o francês mais boa-praça das cozinhas brasileiras comandará festival no restaurante Gomide. Cardápio e datas a definir.


A foto não escolhi à toa. Nem por causa do Ferran Adrià. É porque me lembrei da boa entrevista que fiz com ele em 2007, na qual me falou um pouco sobre o que une a família Troisgros quando o assunto é gastronomia. Perguntei se existe um jeito Troisgros de cozinhar e ele respondeu o seguinte:


"Diria que sim. É a valorização do produto da estação, fresco, de pequenos fornecedores da região. Além de uma personalidade comum a mim e meus irmãos, que somos apaixonados pela acidez. A marca registrada da família é a acidez. Os pratos sempre têm limão, maracujá, tomate ou alguma coisa que dê alegria na boca, uma sensação de querer comer mais. A acidez faz isso. Meu avô sempre falava que para ter um prato 99% excepcional, é preciso ter acidez, o que excita as glândulas salivares e incita a comer mais. Além disso, comida deve ter crocância, que é a sensação auditiva, deve ter visual muito bonito e ter algo verde, que dá sensação de mercado, de rua, de serra, de jardim. Tendo essas sensações, você tem 99% do prato perfeito. 1% é a sabedoria do chef."


Repare no que ele e Adrià estão segurando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário