terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

"Dulces" notícias



Anteontem dei uma passada rápida no supermercado Morini de Lourdes e, como de costume, levei os encartes promocionais para casa. Na pressa, não reparei se estavam mesmo na gôndola, mas o encarte informa que a rede agora vende com exclusividade alguns produtos da marca argentina Havanna. Para quem não sabe, é a mesma de um dos melhores doces de leite (ou melhor, dulces de leche) disponíveis no mercado nacional. Digo dulce de leche não por pedantismo, mas porque o doce de leite dos argentinos e uruguaios não é igual ao brasileiro. São receitas diferentes. O dos vizinhos se difere principalmente pelo sabor, que lembra caramelo e tem toque de baunilha. A textura, mais firme e fina, também é distinta. Um espetáculo - em desmerecer em nada o produto nacional, é lógico.



Pois agora a loja vende o pote do doce (R$ 19,99, 450g) e a caixa com alfajores sortidos (R$ 49,99, 380g). Para quem ainda não conhece, recomendo.


E por falar nisso, minha mãe me disse que encontrou no supermercado Extra potinhos de 250g do tentador dulce de leche uruguaio da Sancor por algo em torno de R$ 3. Fui apresentado a ele pelo também uruguaio Jorge Rattner, chef e proprietário dos restaurantes A Favorita, Splendido e La Victoria. Fiquei viciado nesse doce durante um bom tempo e, que eu saiba, os tais potinhos andaram meio sumidos do mercado nos últimos tempos, apesar de o parmesão e manteiga Sancor estarem sempre à venda por aí. Se encontrar esse potinho por aí, agarre-o:


6 comentários:

  1. Em uma recente passagem pelo Uruguai, tive a oportunidade de experimentar o doce de leite Lapataia.

    Desavisado, não sabia qual doce trazer da viagem. Julguei pela apresentação visual e pela facilidade em encontrar. Em Colônia do Sacramento, o Lapataia era facilmente encontrado em lojas de suvenir pelo preço de 99 pesos uruguaios (equivale a 9,90 reais). É claro que o preço neste tipo de loja é inflacionado, então fui a um supermercado da cidade e o encontrei por R$7,90.

    Feliz da vida, de volta a Porto Alegre, mil quilômetros rodados, fui experimentar o doce. Uma delícia! O sabor dele lembra um caramelo bem pastoso. Eu estava achando que tinha feito uma boa compra até que, andando pelo Zaffari (talvez a maior rede de supermercados do RS), encontrei o danado do doce. Para a minha surpresa, o mesmo doce, do mesmo tamanho, na mesma embalagem, custava mais barato! R$5,98! Como assim?! Pois é... quase comprei outro só de raiva, mas me contive e voltei pra casa com essa pulga atrás da orelha.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Havanna é uma delícia, e deveria abrir um café em BH, como já tem vários em São Paulo. Agora, esse precinho do alfajor está bem superfaturado! Tudo bem que é o carro-chefe da marca, mas poderiam ser mais razoáveis, ao menos nas caixas com várias unidades...

    ResponderExcluir
  3. Gabriel,

    o Zaffari despacha encomendas para Minas? Ou será que podemos iniciar um esquema informal de entregas com você?

    Abraços,

    Eduardo.

    ResponderExcluir
  4. Bruno,

    já estive no Havanna em SP e acredito que, pelo andar da carruagem, BH já pode comportar um igual.

    O preço da caixa de alfajor realmente parece alto, mas não me lembro de quanto custava na loja paulistana. Você sabe o preço de lá?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Dudu,

    Providenciarei uma prova do doce para você. Enviarei por meio da chef Bárbara, que voltará a BH na próxima semana.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Fui brincar e acabei levando um doce! Gostei! Hahahahaha! Te devo uma, hein?! Aliás, te devo o dinheiro dos livros de Buenos Aires!!!!! Me mande o valor por e-mail, ok?

    Abraços.

    ResponderExcluir