quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Bolota, a lenda

Conheci o estupendo doce de leite do Bolota em 2005, durante avaliação de bares e restaurantes para o Guia Unibanco Minas Gerais (Bei), em Tiradentes. Foi por causa do bom e velho hábito de "assuntar" com moradores que fui aconselhado a experimentá-lo. Fui, então, a casa de Célia Oliveira, viúva do Bolota. Ela e as três filhas são as responsáveis pela produção do doce nos fundos de casa, mas quem o criou foi ele. Bolota, que morreu há 20 anos, era cozinheiro. Adorava doces, mas era diabético. Olha ele aí:




Essa foto está pendurada na parede dos fundos da casa, onde há uma mesa sempre posta para receber os visitantes. Célia e as filhas nos fazem experimentar um pouquinho de tudo. E tudo é muito gostoso. Nesse lugar, participando de alguma forma da intimidade da família (a cozinha fica logo ali), o sabor não poderia ser melhor. Pratos e talheres domésticos, tigelinhas de plástico, toalha na mesa. Tudo contribui para realçar a impressão de "sabor caseiro", de "feito com carinho". Pode até ser só impressão, mas que parece, parece.



Trata-se de um doce de leite leve e muito claro, com sabor suave (do leite, e não do açúcar) e consistência que lembra a da nata. Não há nada igual e em nada lembra as densas pastas açucaradas que abundam por aí. O segredo está na quantidade de açúcar: 200g para cada 15 litros de leite. Por querer driblar a diabetes, Bolota desenvolveu essa receita com quantidade bastante reduzida de açúcar. Combina maravilhosamente com o ótimo figo em calda que ela também faz ali. Aí está o casamento feliz:



Célia, fingindo que não é com ela:



Só ela sabe o ponto do doce. As três filhas ajudam em várias etapas da produção, mas reconhecer o aspecto da receita pronta é só com ela. Todo dia é dia de fazer doce. O mexe-mexe na panela dura o dia inteiro, com Célia e Márcia, a filha do meio, dividindo a tarefa. É preciso mexer sem parar, por horas e horas. Tânia, a mais velha, ajuda a vender os doces e, em épocas de muita demanda, também ajuda com a colher de pau. Karine, a mais nova, colabora nas vendas e é quem faz os cartões que acompanham as potes.

Definitivamente, a visita a casa de Célia é programa obrigatório para quem está em Tiradentes - levando doces para casa, é claro Registro aqui seus contatos: Rua Bias Fortes, 77, Cascalho, Tiradentes, tel. (32) 3355-1465.

Para quem quiser se aventurar na tentativa de reproduzi-lo, eis a receita:

Ingredientes
15l de leite
200g de açúcar refinado

Modo de preparo
Coloque o leite e o açúcar numa panela de 25l e leve ao fogo alto. Mexa sem parar com uma colher de pau até ganhar cor ligeiramente mais escura e consistência levemente pastosa, o que levará cerca de quatro horas. O doce estará próximo do ponto ideal quando, ao raspar a colher no fundo da panela, for possível ver o fundo. Como é preciso mexer sem parar (do contrário, o leite entorna), reveze com mais pessoas na tarefa. Célia ensina que é preciso começar o preparo em panela grande e quando o volume inicial chega a nível bem reduzido, convém transferir a preparação uma panela de 10l, na qual é mais fácil ver o fundo da panela quando se está mexendo - sinal de que o doce está quase no ponto. Ela também faz o doce com açúcar light – 100g para cada 15l.

16 comentários:

  1. Eu lembro da época do Guia e de você trazendo um carregamento de doces do Bolota, hehe hehe hehe!
    Ficou ótimo o post, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus, que comentarista ágil!

    Pois é, Bê, doce bom aquele, né? Apliquei a turma da redação nele também. Agora sempre que alguém vai a Tiradentes, tem de trazer um carregamento dele!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. O melhor doce de leite EVER! Ótimo post! Preciso voltar a Tiradentes!

    ResponderExcluir
  4. Rafael,

    esse doce é um verdadeiro tesouro a ser descoberto em Tiradentes. Sem dúvida, está no olimpo dos doces de leite brasileiros.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Conheço bem esta trajetória. Além de espetacular o que a Dona Célia faz, ela tem um capricho de invejar. Tudo muito limpo e ela muito cuidadosa e gentil. Vendí este doce nos tempo do Pequi e as pessoas apaixonavam. Claro que iam lá comprar. Eu tinha o maior prazer de dizer que era dela, pois achava que era bom demais. Um creme, na verdade. Estrangeiros doiam a boca quando comiam. É que açucar demais, já era. Parabéns amigo. Esta valeu mesmo.
    Luciene Martins Rêgo

    ResponderExcluir
  6. Eduardo!
    Que belo post!
    Estou agradecendo o post em nome de todos aqui em casa. Explico: Meu nome é Marco Túlio Oliveira de Paula, e sou filho da Tânia e consequentemente neto da Célia. Ela mesmo ainda não viu, porém acabei de imprimir e vou levar pra ela ver ok? Vc falou tudo nesse post, aqui em casa é sempre tudo caseiro, nos domingos almoçamos todos na casa de minha vó, e às vezes quem chega na hora do almoço acaba almoçando por lá tbm, rsrs.

    Segue meu contato de msn caso vc tbm tenha mtuliopaula@live.com

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Luciene,

    tudo o que é bom merece ser divulgado, concorda? Ainda mais um trabalho como esse, feito com tanto esmero.

    Concordo com você: açúcar demais já era!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Marco Túlio,

    é um prazer e uma honra ter aqui um membro da família que faz um tesouro como o doce de leite do Bolota. Meus parabéns a todos vocês! E que sorte a sua de ter uma vovó doceira de mão cheia! Aposto que ela deve cozinhar bem também. No dia em que estive aí (julho), senti um cheiro de almoço ótimo, vindo da cozinha...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Ué Eduardo! Aparece um domingo desses aí pra almoçar oras! A família é grande mas sempre cabe mais um! heheh!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Convite aceito, hein?! Muito obrigado pela gentileza!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. OLA, EDUARDO TÔ ACOMPANHANDO MAS SERÁ QUE VC. PODE DAR UMA DICA PARA FAZER QTDE MENOR? ADORO DOCE DE LEITE E N~UNCA CONSEGUI FAZER O CASEIRO. EM QTDE DE CASA, PARA CONSUMIR SO NÓS. MANDE PRA NOS A DICA. VLCMB@IG.COM.BR

    ResponderExcluir
  12. Anônimo,

    sugiro que entre em contato com o Marco Túlio, que é neto da Célia, para pedir ajuda. O msn dele é o seguinte: mtuliopaula@live.com. Boa sorte!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  13. Olá, será que a Dona Célia me enviaria um pote do doce de leite tão famoso? Moro em Fortaleza-CE.... Abs

    ResponderExcluir
  14. Anônimo,

    sugiro que fale direto com a Célia pelo telefone: (32) 3355-1465. Há também a opção de entrar em contato com o neto dela, Marco Túlio, pelo msn dele: mtuliopaula@live.com.

    Boa sorte!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Só Atualizando.. meu e-mail é mtuliopaula@gmail.com . qualquer dúvida podem entrar em contato.

    grato

    ResponderExcluir
  16. como posso comprar esse doce, pela internet???

    ResponderExcluir