segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Barbada da semana

Passei os últimos dias juntando encartes de supermercados da cidade para fazer uma Barbada da semana especial, a de Natal. Abaixo, listo o que achei de interessante em cada um desses folhetos. Alguns produtos eu conheço. Outros, apesar de não conhecer, suponho que pelo preço valham a pena. Ou seja, se eu não conheço, mas indiquei, é porque eu compraria. Me parece bom negócio. Vamos lá.


Super Nosso (preços válidos até 4 de janeiro)

O Borges, azeite espanhol extravirgem pau-pra-toda-obra, está por R$ 13,98 (500ml). Já vi à venda na casa dos R$ 12, mas, de toda forma, é um bom preço.

Há também duas garrafas diferentes de 500ml do extravirgem português Esporão. Garrafas bonitas. Foi a primeira vez que as vi, mas, a julgar pelo rótulos, inspiraram confiança. Uma por R$ 24,90 e a outra, R$ 29,98.

Paleta de cordeiro congelada a R$ 13,90 (kg) me parece bom.

Gorgonzola São Vicente por R$ 29,80 (kg), outro bom negócio.

Sou fã de molho barbecue e já experimentei algumas marcas nacionais. Ainda não tive coragem de investir numa garrafona importada. A do Jack Daniel's, a R$ 13,98 (500ml), me parece uma oportunidade.

Arroz arbóreo da marca italiana Scotti é bom? Se for, R$ 9,98 por 1kg é razoável.

A boa e velha cerveja pilsen da Áustria sai a R$ 3,99 (600ml). A de trigo custa um pouco mais: R$ 5,99.



Morini (preços válidos até 3 de janeiro)

O bom e velho espumante nacional Salton brut certamente é bom negócio por R$ 16,99 (750ml) - preço pouco maior que o do ano passado, na média do mercado.

Não tenho ideia do "preço normal", mas o doce de leite argentino Havanna vale o investimento. Sai por R$ 19,99 (450g). O único que comprei foi em São Paulo. Aqui, nunca vi vendendo.

O azeite extravirgem espanhol Borges reaparece aqui mais barato que no Super Nosso, a R$ 12,99 (500ml).

Como tenho apreciado bastante os vinhos verdes portugueses, outro dia um amigo disse que o Casal Garcia (R$ 26,99) desce macio no quesito custo-benefício. A conferir. Outro portugueses, mas tintos, que quero experimentar são o Eugénio de Almeida (R$ 29,90), o Terras de xisto (R$ 17,99) e o Porca de murça (R$ 23,99). Por falar em portugueses, esse porto Messias (R$ 29,99) é bom? Ah, e alguns meses atrás tomei o Artero (R$ 39,90), tempranillo espanhol, e gostei. Não fez feio.

A Erdinger, cerveja alemã de trigo, é criticada por alguns como exemplo de fórmula que se rendeu ao drinkability por aqui. Mesmo assim, acho que R$ 7,99 (500ml) por esse rótulo é um bom negócio. Falke Bier dunkel e IPA a R$ 12,99 (600ml) é outro achado. Colorado a R$ 9,89 (600ml) também.

Se for de boa qualidade, a lata de coração de alcachofra da marca italiana Olivatto é uma barbada por R$ 6,99 (240g). O mesmo digo da lata de tomate pelati da italiana Costazurra, a R$ 2,59 (400g), e do arroz arbóreo Mr. Man, a R$ 7,99 (1kg). Mostarda dijon francesa da Maile a R$ 6,99 (215g), um bom negócio, bem como a passata de tomate da Paganini a R$ 4,99.

O nhoque de batata da Colavita (500g) é bom? Está por R$ 9,99. E o cuscuz francês Al Badia (R$ 8,99, 500g)?

Molho de pimenta Tabasco a R$ 6,49 não é uma pechincha, mas foi o mais barato que encontrei...

O Salamandra não está entre meus dulces de leche favoritos, mas não desgosto dele. Já vi abaixo de R$ 10,99, mas isso há mais de ano...

Filé de salmão chileno inteiro é uma boa para fazer gravlax (darei a receita da Adelaide Engler aqui, logo mais). Custa R$ 21,90 (kg).

Se o gorgonzola da Boa Nata estiver bom, é uma barbada por R$ 19,99 (kg). A mesma coisa vale para o gruyère da marca (R$ 25,99).



Verdemar (preços válidos até 3 de janeiro)

A linha de vinhos chilenos Toro D'Oro baixou de preço recentemente. A linha reserva sai por R$ 16,98, e a gran reserva, R$ 23,98. A linha básica tem rótulos a R$ 12,98! Trouxe alguns comigo, mas ainda não os experimentei. Andam dizendo por aí que têm ótimo custo-benefício. Logo saberei!

O ótimo tinto português Paulo Laureano Clássico passou de menos de R$ 26 para quase R$ 30. Ainda assim, continua valendo a pena.

Não sei ao certo o que significa o rótulo "reserva especial" do azeite extravirgem espanhol Borges, que está por R$ 13,48. Esse eu paguei para ver. Trouxe para casa, mas ainda não abri.

Eis que retorna o vinho do porto Messias, mas em rótulo diferente do que vi no encarte do Morini. R$ 1 mais barato: R$ 28,98 (750ml). E então, alguém me recomenda? O tinto português Eugénio de Almeida está R$ 0,08 mais caro do que no Morini. E o espumante nacional Salton brut reserva ouro - que há tempos tomei e gostei - custa R$ 27,98. A linha completa das cervejas Colorado a R$ 9,89 também me atrai.

Outro produto que levei para casa e ainda não provei: as azeitonas Verdemar (R$ 7,89, 350g). O tomate pelati com a marca do supermercado é bom e custa R$ 2,39 (400g). Meu pai, que é grande apreciador de azeites, me disse que o extravirgem português embalado pelo Verdemar é ótimo (R$ 12,98, 500ml). A conferir.

Não sei se o preço está bom ou ruim, mas vale experimentar as massas italianas Giuseppe Cocco. Comi pela primeira vez no restaurante Gomide e me encantei com a qualidade. Pacote de 500g (linguine, fusilli ou espaguete) a R$ 8,58.

Como amante de pistache, não pude deixar de notar a mortadela italiana recheada com ele, da marca Giulietta (R$ 32,98, kg).

O parmesão nacional RAR (também conhecido como gran formaggio), que muito me agrada, volta a ser vendido por bom preço: R$ 48,98 (KG)! Outras possibilidades de barbada na área: emmenthal PJ (R$ 27,98/kg) e gruyère Tirolez (R$ 37,98).


E então, pessoal, há outras barbadas por aí, em nossos supermercados e delicatessens?

Nenhum comentário:

Postar um comentário