domingo, 16 de agosto de 2009

5 lugares por onde andei (e gostei)

Alguns lugares que fui e gostei recentemente:
- Marquês (Rua Marquês de Maricá, 56, Santo Antônio; 31 3293-8256) - Acho que a casa funciona como bar à noite, mas na hora do almoço abre as portas para oferecer interessante cardápio vegetariano. Quem comanda a cozinha é o chef belenense Cláudio Santiago, que elaborou as receitas com Beto Haddad (Sushi Thai e The Art from Mars), o que justifica a forte presença de elementos asiáticos. Os sucos são um atrativo à parte. Comi uma boa lasanha de berinjela com queijo gruyère, aspargos frescos salteados e maionese de alho - eu sei que essa não tem nada a ver com comida asiática! Saiu por R$ 25, mas se a opção for pelo prato do dia, fica em R$ 12.



Pedro Motta/EM

- Balaio de Gato (Rua Piauí, 1.052, Funcionários; 31 3213-9374) - Sou freguês e fã da casa, que tem clima sempre muito alegre e aconchegante (foto acima). É impressionante. A loja que fica na frente da casa sempre tem roupas, acessórios e objetos interessantes. No quintal, ficam as mesas e cadeiras, todas diferentes umas das outras - um charme. Se quiser escolher onde sentar, chegue cedo (no máximo às 19h). Mesmo no horário de pico, os simpáticos garçons dão conta do recado. Para petiscar, lula temperamental (salteada com gengibre), sem dúvida! Sinto falta do chope Falke Bier, mas sei que vem carta de cerveja por aí.

- Bar da Neca (Avenida Prudente de Morais, 251, Santo Antônio) - Ainda não havia visitado a filial da avenida Prudente de Morais. Sentei do lado de fora e fui muitíssimo bem atendido. Só precisei pedir a primeira cerveja: as outras oito ou nove vieram "automaticamente". Fiquei só na Áustria Bier Amber, que se mostrou uma ótima pedida - tinha chope Krug Bier também. O filé à parmegiana à palito caiu como uma luva no fim de noite! Estava muito apetitoso. Também vale falar do banheiro, limpo do início ao fim.



Pedro David/EM

- Nino Pizzaria (Rua Coronel José Benjamim, 824, Padre Eustáquio; 31 3464-8085) - OK, pizza de massa fina é mais chique e pode até ser mais "gastronômica", mas quem resiste às maravilhas da boa e velha pizzaria de bairro? Em BH são várias. Inclusive, acho que eu deveria dedicar uma matéria especial a elas qualquer dia desses. Sou freguês dessa (foto acima) e acho a redonda de lá mais do que honesta. É verdade que não acho que todas de lá sejam um primor, mas as mais simples, em geral, são bem gostosas. O atendimento é nota 10 - um banho em muita pizzaria da zona sul. Ainda preciso ir lá para comer um dos pratos (filés, massas, churrascos etc), que são muitos. Comenta-se que são fartos e saborosos.

- Agosto Butiquim (Rua Esmeralda, 298, Prado; 31 3337-6825) - Desse eu virei freguês há pouco tempo. O ambiente é ótimo e o atendimento também. Assim como no Balaio de Gato, para sentar é preciso chegar cedo. Do contrário, vai ficar sentado nos banquinhos de plástico do lado de fora - o que não representa grande problema, já que você será atendido do mesmo jeito. Aliás, foi assim que comecei minha última visita lá. Foi a conta de tomar uma batida e beliscar a ótima berinjela frita (eles servem só ela, se você pedir) e fui chamado para sentar numa mesa lá dentro. Saí de lá satisfeito todas as vezes.

4 comentários:

  1. Conheço o Balaio de Gato e é um ambiente muito bacana. Aliás, muito frequentado pelos nossos colegas jornalistas também.
    Achei interessante esse Marquês. Lá no Santo Antônio eu gosto muito é da Mercearia do Lili, apesar do atendimento mau humorado na maioria das vezes.
    Sobre as pizzas, ainda prefiro as de massas finas. não é por frescura não, é mais por preferir não ficar empanzinado depois de comer uma fatia.

    Abs,
    Gui

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gui.

    Adoro o Balaio de Gato! Sou freguês mesmo!

    Há um bom tempo não vou a Mercearia do Lili. Fiquei sabendo que houve grandes mudanças por lá. E o inverno passou sem que eu conseguisse ir até lá para provar ao menos um dos caldos! Fica para ano que vem!

    Concordo com você a respeito das pizzas. Mas em certos momentos o "conforto espiritual" de uma (boa) pizza de bairro é insubstituível! Agora, para tomar um vinho e levantar da mesa tranquilo, só a de massa fina mesmo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Pizza tem que ser sem frescura. Para mim, nenhuma pizza de tomate seco com rúcula, nenhuma massa fina e crocante - que não são ruins -, substitui uma boa calabresa estilo pizzaria Mangabeiras ou Pizzarela. Minha preferência é inversa. Acho que essas mais sofisticadas têm o seu momento, sendo que a minha predileção é pela pizza de bairro.

    Outro lugar interessante é o Postinho Orion, na rua Pe. Eustáquio, conhece? O lugar era um posto de gasolina que se transformou em um buteco. No início, o posto funcionava durante o dia e à noite colocavam as mesas entre as bombas e funcionava o bar. Com o sucesso da butecagem, o posto foi desativado, o lugar passou por obras e se tornou um dos butecos mais frequentados da rua.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gabriel.

    Sim, já ouvi falar desse posto. Sei onde fica, inclusive. A história dele realmente é muito curiosa e retrata um "hábito etílico" da cidade. Se bem que esse negócio de beber em posto de gasolina em tempos de lei seca pode acabar mal...

    Abraços.

    ResponderExcluir