terça-feira, 14 de setembro de 2010

Trombada de caminhão, cegonheira e carreta

Eu notei, você notou, todos devem ter notado. A nossa tão esperada Belo Horizonte Restaurant Week, que começa na próxima segunda-feira, vai acontecer sem a participação de vários dos restaurantes mais conhecidos e caros da cidade. Cadê o Vecchio Sogno, A Favorita, Splendido, Taste-Vin e D'Artagnan, por exemplo?

Procure na lista dos participantes da segunda edição do festival BH Bom de Mesa e você vai encontrá-los, além do Xapuri, Patuscada, Osteria Mattiazzi e Gomide. Trata-se de festival de filiados à Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, que acontece também semana que vem, entre os dias 22 e 24. Sem falar no Circuito Gastronômico da Pampulha (de amanhã a 30 de novembro, com nove casas), cujo impacto não parece tão grande em termos de operação, mas não deixa de ser impacto.

Está explicado.

Puxa vida, esse três eventos tinham de ser feitos simultaneamente? É claro que nenhum chef é louco de colocar sua cozinha de pernas pro ar e sua equipe de cabelo em pé para participar de mais de um festival ao mesmo tempo! É muita confusão!

A BHRW provavelmente vai atrair multidões em busca dos mesmos pratos e ao mesmo tempo, enquanto o BH Bom de Mesa consiste em ter um chef de outro restaurante dentro da cozinha anfitriã, numa rotina temporária muito específica. Ambos acontecendo dentro do já atribulado cotidiano dos restaurantes. Já o Circuito Gastronômico da Pampulha é mais uma questão de desconto na conta do que de alteração de pratos, menus e chefs.

Como participar de eventos como esses dois primeiros ao mesmo tempo? Resultado: só o Haus München encarou a onça.

A esmagadora maioria dessas casas optou por ficar só no BH Bom de Mesa, esvaziando a BHRW das opções que seriam as mais atraentes em termos de redução de preço. E o público nisso tudo? Saiu perdendo feio. Ficamos sem a chance de conferir a R$ 40 menus de restaurantes que costumam cobrar no mínimo o mesmo por um único prato individual.

Entrevistei o organizador da RW no Brasil, Emerson Silveira, e ele pisou em ovos quando toquei no assunto. Foi muito diplomático, mas deu para perceber que não estava feliz com isso. A organização do evento queria que 40 restaurantes participassem em BH, e não 30. Mas Emerson disse que esse número estava dentro do esperado e que São Paulo, por exemplo, hoje com cerca de 200 casas listadas e duas edições anuais, começou em 2007 com apenas 45 endereços.

A política dele é a de não competir com outros eventos e não forçar a barra. Acredita que os restaurantes passarão a participar da BHRW naturalmente, pouco a pouco - tomara que ele esteja certo. Curitiba, que também estreia este ano na RW, começa com 30 e já tem 54 inscritos para a edição do ano que vem. Belo Horizonte, adianta Emerson, terá duas edições ano que vem: uma em janeiro e outra entre julho e agosto. A expectativa é a de que pelo menos 50 restaurantes integrem a próxima BHRW. Ou 70, na previsão mais otimista do organizador.

Só para ficar claro: não estou desmerecendo os 30 restaurantes da lista de BH. Acho a lista boa, mas se o objetivo é democratizar a alta gastronomia (palavras do próprio Emerson, o organizador da BHRW), casas como as que faltaram não poderiam ter ficado de fora. E não tenho, obviamente, nada contra o BH Bom de Mesa e o Circuito Gastronômico da Pampulha; muito pelo contrário. Só acho uma loucura todo mundo querer fazer tudo ao mesmo tempo.

6 comentários:

  1. Estimado Eduardo,
    Bota batida feia nisso...
    E o que é pior, sem IBOPE.
    O 2º BH BOM DE MESA tá sem divulgação.
    Nesse ponto, o BHRW está muito melhor.
    Busquei na net e fiquei na "lembrança".
    Vasculhei todo o site da Boa Lembrança.
    Só achei pequena nota em eventos 2010.
    Previsto de 22 a 24 de Setembro agora.
    Você poderia ser nosso salvador, hein?
    Divulgar aqui a lista e as parcerias.
    Assim como fez no BH BOM DE MESA 2009.
    De um lado, culinária e "pratos" novos.
    De outro, menus variados e preços bons.
    Tentarei conciliar ambos eventos.
    Cordial abraço,
    MARCELO BRANDÃO

    ResponderExcluir
  2. Nota boa é que as coisas estão acontecendo... e a cada dia surgem novas no cenário Gastrô de BH. (Outro dia estava conversando sobre isso com um jornalista de uma revista de Sao Paulo).

    Nota ruim é que as coisas ainda parecem meio que perdidas.

    Será que é cada um por si?

    Abraço,
    Dimas

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marcelo.

    Pois é, o BH Bom de Mesa está meio desorganizado nesse aspecto. Até pouco tempo tinha chef que não sabia o cardápio - nem quanto cobraria por ele.

    Também tentarei acompanhar um pouco de cada evento. Vou dividindo tudo com vocês aqui.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Dimas.

    Não que seja desejável, mas acho que a situação é natural no caso de BH, cuja efervescência gastronômica está começando. Todos estão aprendendo como funciona uma cena mais sólida como a que está sendo formada aqui. Vamos se ano que vem essas trombadas serão evitadas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. O bom é que os eventos estão aparecendo e acontecendo, com o tempo tudo se ajusta. Acredito que a BHRW será um tremendo sucesso.

    Só fiquei um pouco desapontado, dando uma passada de olho pela lista, com o fato de boa parte dos restaurantes abrirem só para o jantar. Menu de 28 reais do almoço é um preço fantástico. OK, a maior parte só abre para jantar mesmo em dias normais ehehe

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bruno.

    Pois é, concordo com você e com Dimas, pois é ótimo que as coisas estejam realmente aocntecendo aqui em BH. E torço para que a BHRW seja um sucesso mesmo. É algo bom para todos!

    Sobre os horários, se não me engano, praticamente metade das casas abre também para almoço. No entanto, algumas que abrem para almoço e jantar optaram por oferecer o menu da RW somente no jantar. É o caso do Badejo, por exemplo.

    Abraços.

    ResponderExcluir