quarta-feira, 22 de setembro de 2010

BHRW: Hermengarda

Ontem fui ao Hermengarda para conferir o menu que a casa preparou para a primeira edição da Belo Horizonte Restaurant Week. Gostei muito e recomendo.

No final da tarde de domingo liguei para lá e reservei mesa para quatro pessoas - sem dificuldade alguma e com pelo menos três opções de horário. Cheguei cinco minutos antes (19h55) e encontrei o salão já consideravelmente cheio. Minha mesa estava lá, naquele corredor lateral, à nossa espera. O ambiente se manteve agradável até o final da noite, mesmo com a casa lotada, o que também não comprometeu o atendimento, atencioso do início ao fim.

Fomos felizes na escolha dos vinhos - um espumante nacional e um rosê francês -, servidos com atenção pelo simpático garçom, na temperatura correta e em boas taças. Antes de pedi-los e dar início ao menu do evento, demos uma olhada pelo cardápio fixo e deixei registradas na memória três tentadoras "pendências" para visitas posteriores: arroz à Amado (com polvo, queijo coalho e castanhas portuguesas); camarão ao molho de pitanga (esqueci qual era o acompanhamento); e badejo ao molho de limão com arroz de coco e farofa de camarão. Ai, ai...

O menu em questão começou com porção de cogumelos de paris recheados com linguiça defumada e escoltados com juliana de legumes al dente. Comeria mais meia dúzia deles tranquilamente:


Em seguida, lombo de porco ao molho de cupuaçu com farofa de bacon, damasco seco e azeitonas verdes. O ponto alto da noite, sem dúvida. O molho denso e pungente (trata-se de cupuaçu, afinal) casou bem com a carne e também fez sucesso na mesa a farofa, cuja combinação de "pertences" funcionou muito bem. Damasco seco e azeitona na farofa? Soa menos estranho se lembrarmos que muitas farofas (natalinas, inclusive) são feitas com ameixa seca, passas, azeitona, bacon etc. Ah, a farofa é elaborada com farinha de Teixeira de Freitas, na Bahia. Estava realmente deliciosa. Eis o prato:


Para fechar, a sobremesa mais reproduzida das Minas Gerais: goiabada em crosta de castanha de caju sobre requeijão. Dizem que foi inventada no restaurante Tragaluz, em Tiradentes. Enquanto nenhum arqueólogo com ênfase em gastronomia aparece para desmentir, sigo acreditando na história. Uma combinação que não tem erro:


Já programei minha próxima ida a uma das casas da BHRW e, na volta, conto aqui como foi. Por enquanto, fica registrada aqui a ótima experiência que tive no Hermengarda. A propósito, reforço a necessidade de reservar com antecedência lugares nos restaurantes participantes do evento. Ontem mesmo presenciei fila na porta do Hermengarda e ouvi do chef da casa, Guilherme Melo, que não há mais vagas para esta semana. No entanto, acredito que não custa nada sondar possibilidades pelo telefone.

15 comentários:

  1. Eduardo, quando fui ao Hermengarda pedi essa entrada, e realmente é uma delícia!! Pena que, no meio do jantar, a luz acabou, e isso parece que prejudicou um pouco a execução dos pratos... Abs.

    ResponderExcluir
  2. concordo com os elogios aos pratos, estive lá ontem também, e outras vezes. mas devo dizer que tenho reparos ao atendimento no hermengarda, e mais de uma vez. será que somos mais bem atendidos quando nos sentamos no corredor lateral? quando me sento no primeiro salão sempre tenho garçons desatentos e demorados... pequenos detalhes. outra coisa, aí já é a segunda vez que penso nisso: a goiabada com requeijão pede algo mais molhadinho, tem castanha demais... quem sabe um molho de laranja, sei lá. enfim, acho o restaurante bem simpático. abraço, andréa.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Eduardo e Clara pelos elogios e andréa pelas dicas. Quanto à goiabada, eu a "copiei" da Zenilca do Tragaluz mesmo. Liguei até para ela, logo ao inaugurar o Hermengarda, após uma conversa com você, Eduardo.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Clara,

    reserve sua mesa lá e trate de tirar sua má impressão, pois o menu da BHRW do Hermengarda vale muito a pena. Boa sorte!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Andréa,

    que pena que teve problemas com atendimento lá. Bom, como você mesma pode constatar, o próprio chef passou por aqui e leu os comentários deste post, inclusive o seu. Espero que ele corrija o que for necessário. E vamos aguardar para ver se a sua observação em relação a sobremesa implicará em alguma mudança por lá. Laranja não me parece inimiga do requeijão. Mas e a goiabada?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Guilherme,

    muito obrigado pela visita e pela atenção com os leitores. Aproveito para parabenizá-lo pelo menu e desejar boa sorte nessa louca empreitada!

    Sobre a goiabada: reli agora mesmo a matéria que fiz quando você abriu o Hermengarda e no último parágrafo você garante ter ligado para Zenilca pedindo permissão para servir a sobremesa! Hahaha...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Oi Eduardo.

    Descobri o blog no início desta semana justamente quando pesquisava sobre o RWBH. Adorei o blog: agradável e útil. E adorei saber que você foi e recomenda o Hermengarda, afinal tenho reserva lá para amanhã! Melhor ainda saber que o Guilherme passou aqui!

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. QUERIDO EDUARDO,

    Adorei a sua experiência gastronômica e a riqueza de detalhes de sua descrição.

    Estou até animando a ir no Hermengarda!

    Cordialmente,

    Mulher Digital
    --
    www.mulherdigital
    @mulherdigital

    ResponderExcluir
  9. Também fui lá e adorei todos os pratos que provei. Muito harmonizados. Parabéns para o Guilherme que como sempre é compettente e uma simpatia.
    Angélica Appelt

    ResponderExcluir
  10. Pessoal,

    que bom que o blog tem sido útil! Muito obrigado pelos elogios! E então, todos vocês animaram ir até lá para conferir o menu? Se animaram, contem aqui, ok?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Fui conferir o menu do Hermengarda. Gostei muito da casa, principalmente da área da jaboticabeira.

    Não tive a mesma sorte de vocês. O meu prato veio errado. Foi trocado, mas o lombo não estava tão saboroso. E o espumante custou para gelar.

    O molho de cupuaçu é interessante e o destaque é para a entrada.

    Mas voltarei e quem sabe com tantos elogios!

    ; )

    ResponderExcluir
  12. Oi, Guilherme.

    Acho mesmo que vale a pena voltar lá. Eu, por exemplo, quero fazer nova visita para provar alguns dos pratos que descrevi neste post. Esse badejo, então...

    Espero que você tenha mais sorte na próxima vez!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Eduardo.

    Eu fui ao Hermengarda na sexta-feira e conferi o menu do RWBH e só tenho elogios. Não conhecia o local e achei muito agradável. Adorei a simpatia do chef e tudo estava delicioso. Éramos 6 amigos e nenhum pedido foi trocado, mesmo com alguns pedindo lombo e outros nhoque. O atendimento foi perfeito. Valeu a dica!

    No domingo, almoçei no Bistro Verde Essencial que também participa do RWBH e também gostei muito!

    O RWBH está me possibilitando experiências que não poderia ter de outra forma pelo custo. Tomara que que faça sucesso para voltar com cada vez mais adesão.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Flavinha,

    o evento é realmente muito bacana. São duas semanas em que o programa sair-para-jantar é algo totalmente viável para nós, simples mortais. Boa notícia para você (e todo mundo que está aproveitando o evento): ano que vem serão duas edições, uma em janeiro e outra em julho. E a organização espera que o número de casas participantes pule de 30 para, pelo menos, 50. Tomara!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  15. Essa sobremesa tipica ''goiabada com queijo'' me relembra uma cena do filme ''O Estômago''
    Onde apenas se ''enfeita'' uma sobremesa popular e cobra-se uma bagatela de 8reais!!
    Não digoque é o caso,mas falo do que me veio a mente ao ver a fotografia ...

    ResponderExcluir