quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Fui ao Braca e gostei

Ontem, finalmente, fui conhecer o Braca. Eu e um velho amigo diplomata chegamos por volta das 23h15, temendo que não houvesse mesa. Mas tinha - e mais de uma. A escolhida foi uma do canto, na divisa com o Assacabrasa e atrás da chopeira. Na hora da empadinha, descobri que o sino ficava logo acima da minha cabeça!

Foi impressionante: um minuto depois do badalar do sino, praticamente não havia mais empadinhas! Aquele velho esquema "Bobeou, dançou". Mas não dançamos. Essa aí é de camarão e estava boa:
Já me acostumei as empadinhas servidas nas próprias forminhas de alumínio para comer de colher (o Redentor, que tem sócios em comum com o Braca, já as serve há tempos), mas meu amigo estranhou a moda. Disse que lá em sua Barão de Cocais ainda se come empadinha com as mãos. É que a forminha vem muito quente e massa da empada dele estava agarrando um pouco. Mas nada que o chateasse, pois achou a empada deliciosa. Pessoalmente, gostei mais da de frango, que veio em seguida. Também experimentamos o "exibidinho" de camarão, espécie de miniescondidinho servido na mesma forminha da empada:
Leves, cremosos e bem tirados, os chopes desciam redondos um após o outro. Se estivessem um pouquinho mais gelados, teriam descido estupendos. Como ainda havia apetite, aceitamos a sugestão em destaque no cardápio, o ragu de rabada com polenta frita. Bem apresentado e saboroso, embora atomatado além do meu gosto:


Perguntamos ao garçom qual era o tamanho da porção e ele, muito honestamente, não mediu palavras para nos avisar que era pequena. Talvez proporcional com os preços praticados pela casa, abaixo da concorrência. Às vésperas do encerramento da cozinha, por volta de 0h, fomos alertados pelo garçom e decidimos fazer uma reserva técnica de suprimentos para a acompanhar a saideira. Optamos pelo bolinho de picanha com recheio de queijo e coberto com molho barbecue:
Coincidentemente, nós dois esperávamos por bolinhos de mandioca recheados, daí a surpresa quando esses bem moldados bolinhos de carne chegaram a mesa. Muito saborosos e bem preparados, com a carne úmida e queijo na medida certa. Uma boa pedida. Por falar em pedida, muitas outras, tentadoras, ficaram para trás, o que me incentiva a voltar rápido ao bar. Gostei muito de lá.

4 comentários:

  1. Ah não... sabia que vc ia no Braca ontem e acabei esquecendo... Eu voltei na Mercearia Medeiros, estava ali do seu lado, acredita?! Saí de lá por volta de 00:30!
    Já estava afim de ir no Braca, mas agora com seu aval é que vou mesmo, rs! Provar a empadinha será de praxe, mas interessei mesmo foi no bolinho de picanha!
    Bom, ontem lá na Medeiro experimentei a porção de couve flor a milanesa e, assim como os tomates verdes, estava uma delícia! Não provei torresmos, mas os avistei na mesa ao lado e estavam bem atrativos, rs!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Não diga! Estavas tão perto assim? Que pena!

    Estou muito curioso para conhecer o Medeiros. Vamos ver se antes de o ano acabar consigo conferir.

    Você provou justamente dois dos petiscos que mais me chamaram a atenção! Essa coincidência deve ser questão sanguínea...

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Graande Girão. Satisfação imensa vc na nossa casa. A casa é sua tb, rsrsrs.
    Girão gostaria de te convidar para o evento que ira acontecer no Braca todas as segundas feiras. Trata se do DIA DO COBAIA. Cada Segunda, um chef de cozinha, cozinheiro, aluno e ex aluno de gastronomia, professores, amigos clientes e vizinhos do Braca irão cozinhar um tira gosto diferente.
    Dia 23/02 (terça (único dia q não será na segunda) - Chico Gouveia (ex art From The Mars) fará um bolinho de arroz com açafrão ao molho oriental
    Dia 01/03 - AdaltonCorradi (cliente e vizinho do Braca) fará uma maça de peito com mandioca na manteiga de garrafa
    Dia 08/03 - Adriano Starling do Buffet Doce Delicia fará uma pastel de carne de sol com creme de abóbora moranga
    Dia 15/03, Ricardo Sapia (apresentador do Minas Urgente da Band e cliente do Braca) fará uma picanha invertida com requeijão
    Dia 22/03 Zé Paulo Augusto (ex aluno de Gastronomia da Estacio de Sá) fará um pescoço de peru com batatas
    Como vc pode ver, são tira gostos completamente diferentes um dos outros e os de maior sucesso entrarão no cardapio do Bra
    No final do ano irei fazer um livro com as receitas dos tira gostos de todos os convidados
    Te espero por lá. Qq dúvida me ligue
    8771-2990, Lito
    Abs

    Te mando no seu email o folder do evento

    ResponderExcluir
  4. Lito,

    obrigado pela visita ao blog. Gosto muito do bar!

    Bom saber dessa programação. Vou divulgá-la aqui!

    Abraços.

    ResponderExcluir