quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Feliz Natal (e uma receita)

Este blog deseja a seus leitores um Feliz Natal! Espero que todos tenham conseguido driblar os engarrafamentos, lojas lotadas e obstáculos típicos da época e que tenham uma noite alegre e farta! Por falar em fartura, aproveito e repasso para vocês a receita de salmão gravlax que a chef Adelaide Engler sugeriu numa matéria recente que fiz sobre ceia de Natal para o caderno Divirta-se. Tentarei fazê-la em breve! Anotem aí:


Salmão gravlax

Ingredientes
2 filés de salmão fresco inteiros e com pele (cerca de 1,5 kg, juntos)
2 colheres (sopa) de sal grosso
3 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de pimenta branca e preta triturada
1 molho de endro
Molho:
azeite a gosto
mostarda dijon a gosto
suco de um limão
1/2 molho de endro

Modo de preparo
Misture o sal, o açúcar, as pimentas e os ramos de endro picados. Polvilhar o lado interno de cada filé de salmão com a mistura. Embrulhe cada um numa folha de papel alumínio e deixe-os marinar por dois dias na geladeira, virando a cada 12 horas. Ao final do processo, desembrulhe e corte os filés em fatias bem finas, desprezando a pele. Faça o molho misturando bem todos os ingredientes. Sirva em seguida.

2 comentários:

  1. Alo alo meu caro Girão,
    Um feliz natal para você e sua família. Só um rápido detalhe sobre a receita acima. É preciso colocar um peso (como uma tampa de panela de ferro, ou algo semelhante) sobre o salmão para facilitar a perda de água. Acho que a Adelaide esqueceu desse detalhe essencial. Digo isso porque o marido da minha tia é noruegues e há sempre um gravlax sendo feito na casa deles.
    Abração, Rusty.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Rusty,

    feliz Natal e ótimo 2010 para você e os seus também! Muita paz, saúde e alegria!

    Muito obrigado pelo complemento no modo de preparo! Agora que você mencionou esse detalhe importante é que me ocorreu já ter lido alguma receita assim. Vou deixar esse complemento aqui nos comentários. Acho que enxertá-lo na receita da Adelaide pode ser uma atitude um pouco intrusiva... Vai que ela faz sem o peso, né? Conheço seu tio. É o Arne, não é? Tanto ele como sua tia são gente muito boa. Inclusive, você podia me arrumar para a gente a receita dele de pasta de truta, hein? Lembro que era deliciosa...

    Ah, a Joyce Galvão (do blog Gastronómicas) está tentando falar com você por e-mail.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir