Numa matéria que fiz julho ano passado, chamei o cruzamento das ruas Francisco Deslandes e Vitório Marçola, no Anchieta, de esquina dos aflitos. É porque naquelas redondezas, à exceção do Nigiri e do Vitelo's, todas as casas já passaram por mais de uma encarnação. O Rancho da Traíra já foi Espetinhos Mimi, o Chalé Itália é ex-Pizzaria Zona Sul e o bar Amici - caso mais recente -, virou Osteria Degli Angeli.
Quem puxou essa fila foi o bar Geral, de temática esportiva, inaugurado oportunamente à ocasião da Copa do Mundo da Alemanha, no início de 2006. Um ano depois foi reinaugurado como pizzaria, chamada Vinicius, que teve as portas fechadas ano passado mas deixou uma filial na rua Pium-I. Pois bem: o chef Beto Haddad (Sushi Thai, The Art from Mars) me contou que vai abrir um bar exatamente ali. Um dos seus sócios é o restaurateur Marco Malzone (The Art, Vinicius, Fabbrica Spaghetteria). Vai se chamar Quatro e deverá ser inaugurado em maio.
Pelo que o Beto falou, o nome justifica a proposta da casa: um cardápio para cada estação do ano. Apesar de não termos por aqui temporadas climáticas definidas, como na Europa, a ideia me parece boa. Juntando isso a experiência do chef com cozinha asiática, sua ascendência árabe e a recente visita ao Peru, a freguesia pode esperar por variedade.
Eis alguns petiscos que ele adiantou: jamón norteño peruano (pernil de porco semidefumado com batatas), costelinha de porco a moda coreana (marinada no shoyu, óleo de gergelim, açúcar mascavo, pimenta, alho e cebolinha), jiló recheado com carne de porco à tailandesa, tiradito (espécie de ceviche, sem cebola e mais suave), carne de carneiro refogada no molho de tomate com quiabo frito à moda libanesa), carnes marinadas à moda indiana (com iogurte e especiarias) e sanduíches.
Como o próprio Beto falou: "Não podemos nunca esquecer que a mineirada adora uma carne!".